quarta-feira, 12 de outubro de 2011

ALZHEIMER: INDÍCIOS MAIS COMUNS DO MAL.

1. Perda de memória que afeta as relações pessoais: o esquecimento ocorre com mais frequência, sem que seja possível lembrar-se, por exemplo, de nomes, telefones, compromissos.

2. Dificuldade para executar tarefas domésticas: atividades simples e rotineiras, como acender e apagar o fogão, são esquecidas, podendo oferecer risco.
3. Problemas com vocabulário: esquecimento de palavras comuns, podendo acontecer até a substituição por outras totalmente inadequadas.
4. Desorientação no tempo e espaço: dificuldade para localizar-se dentro da própria casa, em um determinado cômodo ou, ainda, para localizar a própria casa na rua onde vive.
5. Incapacidade para julgar situações: diminuição ou perda do senso crítico, levando a pessoa a ter comportamentos não usuais ou estranhos frente a outras pessoas.
6. Problemas com raciocínio abstrato: quando existe, por exemplo, dificuldade para entender e controlar o próprio dinheiro, talão de cheques ou cartão bancário.
7. Colocar objetos em lugares errados: a pessoa guarda, por exemplo, o relógio no açucareiro ou um ferro elétrico na geladeira.
8. Mudanças de humor ou comportamento: observam-se comportamentos de calma seguidos de choro ou sinais de raiva, sem nenhuma razão aparente.
9. Transformações de personalidade: a pessoa passa a demonstrar medo, complexo de perseguição, desconfiança ou confusão, por exemplo.
10. Perda de iniciativa: a pessoa torna-se muito passiva, necessitando de estímulos para voltar a se envolver em alguma atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário