terça-feira, 11 de outubro de 2011

NOSSAS CRIANÇAS...


Sim, são nossas. As crianças são universais. As crianças são um patrimônio da humanidade. São a semente viva do universo.
As crianças retratam o nosso passado. As crianças são o futuro.
As crianças são a alegria, a esperança. São o amor, são a paz. São a brancura da inocência, a pureza, a transparência, a humildade.
As crianças são o que nós fomos e também a essência de como devemos, ou pelo menos deveríamos ser.
Salvem as crianças! Afastemo-las do perigo, da desordem, da preocupação. Deixemo-las livres para brincar, para correr, para rir, colorir e cantar! O mundo precisa delas e elas precisam de nós.
Não relutemos em sorrir para uma criança, seja quando ela vem ao nosso encontro, seja quando cruzamos com uma no elevador ou na esquina de nossa casa.
Transmitamos ternura em nossas palavras ou em um simples olhar. Transmitamos confiança,
seja num forte abraço ou num singelo piscar.
Não permitamos que valores errados dêem lugar aos verdadeiros princípios morais e aos bons costumes.
Não achemos graça naquilo que um dia poderá ocasionar em um desvio de conduta e que poderá se voltar contra ela mesma quando adulta. Corrijamos, com rigor e amor, quaisquer atitudes de desobediência, desrespeito e falta de educação.
Jamais sejamos complacentes, muito menos usemos de violência para com tais seres. Afinal, o respeito não nasce de gestos bruscos. E o respeito tem de ser mútuo. Devemos respeitar - coerentemente e sabiamente - o seu espaço, suas vontades, seus traços de personalidade.
E nesse maravilhoso intercâmbio, deixemo-nos envolver pela luz desses pequenos homens e pequenas mulheres. Viajemos com essas crianças em seus sonhos. Peguemos delas a forma como vêem ao mundo e como interagem com ele. Resgatemos, através delas, a sinceridade, regada a certa inocência. Vistamo-nos da mesma alegria e admiração pelo novo.
Sejamos também crianças!
Cuidemos de nossas crianças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário