domingo, 23 de outubro de 2011

BRASIL VAI SER O CELEIRO DO MUNDO

Desde os tempos de criança, ouve-se dizer que o Brasil é o país do futuro. E ele já chegou, pelo menos para a agropecuária. Pois, para alimentar nove bilhões de pessoas no mundo, previstas para 2050, os agricultores terão que dobrar a atual produção. Em 10 anos, a demanda por alimentos crescerá 20% e o país atenderá 40% desta demanda. Os produtores brasileiros estão dizendo sim a essa convocação.

Enquanto os governos discutem a fome no planeta (mais de um bilhão de famintos), a escassez (tema do Dia Mundial da Alimentação), o preço elevado dos produtos alimentícios e a tendência de aumento de consumo em razão do desenvolvimento econômico de países emergentes, como China e Índia, o Brasil se transformou nos últimos 35 anos de importador em um dos maiores exportadores de alimentos. Isso utilizando apenas 9% de seu território (8.514.876 km²) “O Brasil vai ser o maior produtor alimentar do mundo até 2025”, defendeu o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Antônio Arraes Pereira, ao destacar que o país deve aproveitar o contexto favorável de cooperação internacional com países em desenvolvimento. “A tendência do Brasil é ser o maior player (fornecedor) mundial. Temos todas as condições de o fazer de forma sustentada e manter a força em termos de biodiversidade”, frisou Arraes.
De acordo com levantamentos da Embrapa e do IBGE, o Brasil é o único país no mundo capaz de suprir os alimentos que serão necessários em 2025/2050. “O país começa a se preparar para isso, tem terra, água e sol de que a agropecuária precisa”, declara o presidente da entidade.
O país, segundo ele, deve utilizar melhor seus recursos naturais e “contribuir efetivamente para suprir alimentos no mundo num conceito que alia a agricultura sustentável à preservação do meio ambiente.” Na agricultura, será necessário incrementar a produtividade com tecnologia. Já na pecuária, é preciso aprimorar o desenvolvimento genético e garantir rações eficientes para o crescimento dos animais.
Pecuária - O presidente da Embrapa informou que a pecuária utiliza um hectare para cada animal, enquanto na década de 60 eram necessários 2,5 hectares. Em relação à agricultura, disse, se fossem utilizadas as mesmas técnicas da década de 70, seriam necessárias áreas de terra cinco vezes maiores para o atual volume de produção. De acordo com o Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), a atual safra de grãos deve chegar a 159,4 milhões de toneladas e ser 6,6% maior que anterior, mantendo uma sequência de recordes - a safra colhida em 2010 foi de 149,7 milhões de toneladas.
Para a Organização para Alimentos e Agricultura (FAO), há uma crise de carne. A população mundial sairá dos sete bilhões agora e ultrapassará os nove bilhões em breve. E as pessoas estão consumindo mais carne. “Há 20 anos, a média de consumo anual per capita de carne era de 20 quilos, e agora é de 50 quilos, e vai ser de 80 quilos em 20 anos. Se continuarmos assim precisaremos de uma outra Terra”, afirma Patrick Durst, pesquisador de campo da FAO.







Nenhum comentário:

Postar um comentário