segunda-feira, 24 de outubro de 2011

COMO DIZ O KIKO DE MACHADO: LIBERDADE DE EMPRESA OU DE IMPRENSA, EIS A QUESTÃO

Todo mundo sabe que a mídia guasca só pública aquilo que lhe interessa política e financeiramente. Exemplos disso estão na atuação da imprensa amiga nas gestões dos ex-governadores Britto, Rigotto e Yeda, que sempre tiveram o apoio velado do PIG guasca, tanto na sustentação política de seus governos, na maioria neoliberais, quanto na tarefa diária de gerar capas e mais capas com o objetivo de desgastar políticamente seus opositores, no caso o PT.

Quem não se recorda de quantos novos recomeços o PIG guasca concedeu para a tya após sucessivos escândalos e denuncias de corrupção de seu governo. No governo Britto, participou de corpo e alma do processo de privatização do setor de telefonia, que por sinal é um dos mais caros do mundo e com serviços de péssima qualidade.
Outra tarefa diária do PIG é transformar a politica e os partidos como algozes do erário público, os senhores da roubalheira, uma tática perversa, que deixa de lombo liso os grandes empresários corruptos, os bandidos de toga como afirma o CNJ, e os barões da mídia. Aliás, o jornalimo investigativo do PIG sempre acha o corrupto, mas nunca o corruptor, geralmente nababos montandos em suas fortunas que reclamam dos impostos, mas estão sempre nas listas de isenções fiscais dos governos. Mesmo que falte recursos para a saúde ou educação, pra essa gente sempre tem o loby amigo da grande mídia, que utiliza da velha desculpa de manter os empregos dos trabalhadores, depenando o Estado e paralelamente transferindo parte de suas fábricas para a China ou algum lugar onde exista mão de obra barata.
Como as eleições municipais de 2012 são estratégicas para a reeleição do projeto nacional e estadual, o PT é alvo certo dessa gente. Mesmo tirando o povo da miséria, colocando 30 milhoes de brasileiros na classe média e empilhando obras de infraestruta, eles não se conformam com a perda do poder, querem de volta aquilo que perderam em 2002. O projeto desta vez é claro como água da fonte: eleger a senadora no governo gaúcho e o jovem tucano bebum na presidência.
O tal jornalismo investigativo, como disse o Marco Weissheimer, tem um corte classista, e se limita a investigar um tema, dependendo sempre da conviniência política da hora, se rende desgaste pro PT tudo bem, caso fosse outro governo amigo, seria sumariamente deletado de sua cobertura, como foi o caso do sindicalista Jair Costa e do agricultor sem terra Elton Brum, ambos assassinados por agentes do governo.
A sorte dos brasileiros é que a democracia tem um poderoso aliado, a internet, que veio pra ficar, para dar voz aos pequenos, assim como eu faço neste instante. Viva a democracia, viva o povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário