segunda-feira, 14 de maio de 2012

VIOLÊNCIA: QUAL O CAMINHO DA SOLUÇÃO?

Os índices da violência não param de crescer. Nas grandes cidades, disparam os números de roubos e assassinatos, a maioria deles alimentada pelo comércio de drogas, em torno do qual gravitam integrantes de todas as classes sociais. Esta engrenagem a serviço do mal também começa a ocupar espaços nas cidades de porte médio e pequeno.
Os dados mais visíveis e reveladores estão nas áreas urbanas, mas um outro tipo de violência avança pelo campo, movida pela disputa por terra. Os conflitos seguem levando sofrimento a dezenas de milhares de famílias, vítimas de uma luta que brota no fértil terreno da desigualdade social e é irrigada pela omissão de governantes.
A esses tipos característicos de violência poderiam ser acrescidos outros. Os acidentes de trânsito, por exemplo, continuam espalhando tragédias por todo o território nacional. Os acidentes de trabalho, com média de dois mil registros por dia no Brasil, e mais de duas mil mortes por ano, também fazem parte desta lista. Eles se disseminam por indústrias, empresas de serviços e, em particular, no meio rural, aonde a falta de capacitação na operação de máquinas agrícolas é responsável por um número cada vez mais expressivo de vítimas.
As estatísticas comprovam que o aparato de segurança montado pelo Estado não tem sido suficiente para conter a avalanche de crimes. Talvez tenha de partir da própria sociedade a tentativa de reversão. Cobrando uma melhor distribuição de renda, o fim da impunidade a criminosos - entre eles os corruptos -, mais investimentos na educação e saúde... Sem reação não haverá solução. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário