terça-feira, 8 de maio de 2012

MEU NOME NÃO ESTÁ NA LISTA

A revista Forbes acaba de divulgar a lista anual dos 10 homens mais ricos do mundo. O mexicano Carlos Slim, mesmo tendo perdido três bilhões de dólares, ainda encabeça a lista com 69 bilhões de dólares. Bill Gates, o magnata da informática, figura em segundo lugar com 61 bilhões de dólares. Mesmo aposentado, viu sua fortuna saltar de 57 para 61 bilhões de dólares. O ano não foi bom para Warren Buffett, que perdeu seis bilhões de dólares. Sobraram ainda 44 bilhões. Um francês ocupa o quarto lugar: Bernard Arnoult possui 41 bilhões de dólares. O espanhol Amâncio Ortega no último ano ganhou seis bilhões e totaliza, agora, 30 bilhões de dólares, O sexto lugar é de Larry Ellison: 36 bilhões. A sétima colocação é de um brasileiro, Eike Batista. Atua no ramo da mineração e petróleo e tem a sólida fortuna de 30 bilhões de dólares.
Um leitor, após tomar conhecimento da relação, ameaça processar a revista, porque foi vítima de uma omissão inexplicável: seu nome não aparece na lista. Nem aparece na relação de outra revista, a Fortune, que explora o mesmo tema, mas com uma relação maior de nomes. O indignado leitor pergunta: por que a relação inclui personalidades como a rainha Elizabeth da Inglaterra, o armador Niarkos Stavros e até o desconhecido sultão de Brunei?
E continua: eu não sou mencionado em nenhuma das duas revistas, embora seja um homem rico, imensamente rico. E posso provar. Eu tenho o imenso dom da vida e o privilégio da saúde. Tenho uma família maravilhosa, uma esposa meiga e decidida, companheira feliz para todos os momentos. De nossa cumplicidade nasceram um
filho e uma filha. E acreditem: um neto está a caminho.
Moramos em casa própria. Uma pequena horta fornece temperos e algumas verduras e legumes. Junto à horta, algumas árvores frutíferas: figueiras e caquizeiros fazem a delícia dos sabiás e saíras. Não considero os pássaros como predadores, tanto que nunca lhes falta água e alguma comida, sobretudo no inverno. Tudo isso é vigiado por um cachorro que não vai dormir antes que eu retorne e que me recebe como se eu fosse um herói ou astro de cinema.
Minha riqueza não termina aí. Tenho irmãos que são meus amigos e amigos que são verdadeiros irmãos. Tenho vizinhos com quem trocamos sobremesas. Tenho olhos para ver, ouvidos para escutar, boca para falar e sorrir, pés para andar e mãos para fazer mil tarefas. E acima de tudo eu tenho fé em Deus, que amo e sei que me ama com amor infinito. E isso me dá tranquilidade de consciência.
Pergunto: por que a Fortune e a Forbes não me colocam na lista dos homens mais ricos do planeta? Possivelmente não seja por inveja, mas por puro desconhecimento de minha fabulosa riqueza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário