terça-feira, 1 de maio de 2012

UMA COISA É SABER E OUTRA É QUERER


Psicólogos juram e reafirmam que cenas de violência têm efeito relativo nas crianças; outros sustentam que o efeito é mais duradouro e mais devastador do que se imagina. É verdade! É que cenas de violência na televisão, algumas delas de violência inimaginável para uma criança ou para um adolescente, estão indo além da imaginação delas: socos, cabeças que explodem, dentes que se quebram, corpos mutilados, explosões em estações, aviões que caem, carros que pegam fogo, ódio, rostos crispados, herói que mata dez,
vinte ou trinta.
Construir e destruir! O mundo tem os que constroem casas e os que as derrubam; os que fazem lindos prédios e os que os picham; os que erguem muros e os que carimbam e os tornam feios. O mundo tem os que erguem florestas e os que as derrubam; os que as preservam e os que as devastam; os que criam peixes e os que apenas os extraem das águas. O mundo tem os que erguem reputações e os que as derrubam com calúnias e maledicências. Tem os que descrucificam e os que crucificam, os que limpam e os que sujam, tem os positivos e os negativos.
Cada indivíduo faz a sua escolha! Numa mesma família pode haver o irmão que devasta florestas e que replanta. A escolha de erguer e construir é a escolha da alteridade. O destruidor nem sempre repõe. É triste, mas é verdade. Desde que o mundo existe os destruidores criaram desertos, os construtores criaram jardins; não há quem não saiba, mas uma coisa é saber e outra é querer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário