quinta-feira, 31 de maio de 2012

QUE TIPO DE VEREADOR VOCÊ QUER?


A palavra “vereador” originou-se do verbo “verear”. “Verear” significa zelar pelo bem público... Então , é possível afirmar que o vereador é quem tem a incumbência de zelar pelo bem-estar  dos munícipes.
Para concorrer a este cargo, a pessoa deve preencher os critérios estabelecidos em Lei. É importante saber que as exigências para concorrer, abrem espaço para pessoas sem conhecimento específico atuarem como vereadores. Discerne-se de determinados cargos em instituições públicas ou privadas, pois nelas o candidato precisa atender a uma infinidade de pré requisitos.  Daí, uma das principais causas que motiva tantos indivíduos a se candidatarem.   
Conhecer as legislações municipais, estaduais e federais é um dos domínios necessários a um vereador que pretende desempenhar um trabalho com qualidade. Quaisquer áreas de atuação , há necessidade de conhecimento teórico. No serviço público, não pode ser diferente. É preciso ser imparcial e ético. Muitas vezes, é preciso emitir pareceres que devem ser norteados por princípios legais e não “achismos” ou “conveniências”
A elaboração de normas legais através de projeto de leis é uma das funções de um vereador. É necessário que quem as cria tenha como critério beneficiar a população. Além disso, deve respeitar vários princípios legais e estar em concordância com a administração pública.
Atualmente, sabe-se que, em muitos municípios, são elaborados projetos de leis para trocar nomes de ruas e homenagens a pessoas que se destacaram na cidade. Obviamente, o homenageado e sua família aprovam... Mas, façamos a seguinte reflexão: de fato, um projeto de lei assim, beneficia a população? Talvez a própria população desconheça que é o dinheiro do contribuinte que paga os salários dos vereadores. Por isso, elaborar um projeto de lei que atenda às necessidades dos munícipes é obrigação dos que foram eleitos.
Muitos projetos encaminhados à Câmara de Vereadores para apreciação são elaborados pelo poder executivo. Os vereadores precisam estar atentos .Para a população, é necessário que os vereadores criem projetos de leis, pois comumente estes buscam a origem da problemática a ser resolvida. A proximidade com os munícipes é maior o que proporciona o conhecimento das carências destes.
Vereadores não executam leis, mas tem como uma das atribuições exigir do poder executivo o cumprimento das mesmas. Vereadores não deveriam ser eleitos para fazer favores, e sim buscar a efetivação dos direitos das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário