terça-feira, 8 de maio de 2012

MARIA MÃE DE JESUS É CONHECIDA POR MAIS DE 1.100 NOMES NO MUNDONOMES

Maria a mãe de Jesus recebe nomes ou títulos em função de lugares onde teria aparecido (de Fátima, de Lourdes), de graças que tenha concedido (das Graças), de locais onde é padroeira (Aparecida), de graças necessitadas (da Boa Viagem) e até de nomes derivados dessas necessidades. A mãe de Jesus é quem mais recebe nomes em toda a Igreja Católica. São mais de 1.100 conhecidos.
Entre eles estão as padroeiras dos países – quase todos têm Nossa Senhora sob um título especial. Na América Latina, por exemplo, temos Nossa Senhora da Conceição Aparecida (padroeira do Brasil); Nossa Senhora de Coromoto (Venezuela); Nossa Senhora de Chiquinquira (Colômbia); Nossa Senhora da Evangelização (Peru); Nossa Senhora de Copacabana (Bolívia); Nossa Senhora do Carmo (Chile); Nossa Senhora da Assunção (Paraguai); Nossa Senhora de Lujan (Argentina); Nossa Senhora dos Trinta e Três (Uruguai, relembra os 33 homens que, sob a proteção de Nossa Senhora, empreenderam a independência do país em 1825).
Na Europa, temos Nossa Senhora de Fátima, em Portugal; Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora da Salete, na França; Nossa Senhora de Loreto, Itália; e Nossa Senhora de Czestochowa, na Polônia, como grandes centros marianos. O mesmo ocorre com Nossa Senhora de Guadalupe, no México, e com Nossa Senhora de Vailankanni, na Índia – somente o santuário desta última, ao sudeste de Nova Deli, conhecido como a Lourdes do Oriente, atrai 20 milhões de peregrinos por ano, com um detalhe: a metade deles não é de cristãos.
Mesmo em países há várias denominações. No Brasil, por exemplo, a região da Serra gaúcha cultua a devoção a Nossa Senhora de Caravaggio, Nossa Senhora de Loreto, Nossa Senhora de Monte Bérico (todas devoções fortes no norte da Itália, trazidas por imigrantes); Nossa Senhora de Schoenstatt (trazida da Alemanha); Nossa Senhora da Salete (França); Nossa Senhora dos Navegantes (Portugal); Nossa Senhora de Czestochowa (Polônia)...
E existem, também, denominações que nascem da devoção e da cultura de regiões dentro do mesmo país. No Brasil, pode-se citar a Nossa Senhora da Amazônia (Norte do país); Nossa Senhora Aparecida... Por trás de cada nome há uma história, a manifestação de graças, de pedidos, mas é preciso deixar bem claro, que esses títulos se referem à mesma pessoa, porque só há uma Nossa Senhora, Maria, a Mãe de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário