segunda-feira, 14 de maio de 2012

AUDIÊNCIA ALERTA SOBRE OS RISCOS DOS AGROTÓXICOS

Há três anos o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de consumo de agrotóxicos no mundo. Um terço dos alimentos consumidos cotidianamente pelos brasileiros está contaminado pelos agrotóxicos, segundo alerta feito pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em dossiê lançado durante o I Congresso Mundial de Nutrição, encerrado no Rio de Janeiro, na terça-feira 1º.
A preocupação da sociedade chegou à Assembleia Legislativa do RS, que na quarta 2, realizou audiência pública sobre “Agrotóxico no Brasil: o veneno está na mesa”. A ocasião foi palco para denúncias e promessas de avanços na discussão do tema.
Avanço - O deputado Edson Brum (PMDB) lembrou que o Uruguai está produzindo arroz com produtos proibidos no Brasil. “Na Colômbia há um comparativo entre duas regiões, uma que não usa agrotóxicos e outra que usa, e a região que não usa aumentou seu lucro”, destacou.
A deputada Marisa Formolo (PT) lembrou que há uma lei de dezembro de 1982, sancionada pelo então governador Amaral de Souza, que foi pioneira, serviu de modelo para a lei nacional, sancionada em 1989, mas que está defasada. “Nossa tarefa é avançar nesse debate e propormos novas políticas públicas”, afirmou.
Opiniões - “Os agrotóxicos são caracterizados como venenos, mas mesmo assim não se avançou nas suas restrições”, declarou Dario Mello, da Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos. Já Neici Muller Xavier Faria, doutora em epidemiologia, mostrou preocupação com a intoxicação. E Ana Maria Vekic, gerente geral de toxicologia da Anvisa, disse que é muito difícil retirar um produto do mercado, “depois do direito concedido pelo Estado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário