A atual crise econômica do capitalismo manifestou seus
primeiros sinais nos EUA em 2007 e já faz despontar no Brasil sinais de
incertezas.
O sistema é um gato de sete fôlegos.
No século passado,
enfrentou duas grandes crises. A primeira, no início do século XX, nos
primórdios do imperialismo, ao passar do laissez-faire (liberalismo econômico) à
concentração do capital por parte dos monopólios. A guerra econômica por
conquista de mercados ensejou a bélica:
a Primeira Guerra Mundial. Resultou
numa “saída” à esquerda: a Revolução Russa de 1917.
Em 1929, nova crise, a
Grande Depressão. Da noite para o dia milhares de pessoas perderam seus
empregos, a Bolsa de Nova York quebrou, a recessão se estendeu por longo
período, com reflexos em todo o mundo. Desta vez a “saída” veio pela direita: o
nazismo. E, em consequência, a Segunda Guerra Mundial.
E agora,
José?
Essa terceira crise difere das anteriores. E surpreende em alguns
aspectos: os países que antes compunham a periferia do sistema (Brasil, China,
Índia, Indonésia), por enquanto estão melhor que os metropolitanos. Neste ano, o
crescimento dos países latino-americanos deve superar o dos EUA e da Europa.
Deste lado do mundo são melhores as condições para o crescimento da economia:
salários em elevação, desemprego em queda, crédito farto e redução das taxas de
juros.
Nos países ricos se acentuam o déficit fiscal, o desemprego (24,3
milhões de desempregados na União Europeia), o endividamento dos Estados. E, na
Europa, parece que a história – para quem já viu este filme na América Latina –
está sendo rebobinada: o FMI passa a administrar as finanças dos países,
intervém na Grécia e na Itália e, em breve, em Portugal, e a Alemanha consegue,
como credora, o que Hitler tentou pelas armas – impor aos países da zona do euro
as regras do jogo.
Até agora não há saída para esta terceira crise. Todas as
medidas tomadas pelos EUA são paliativas e a Europa não vê luz no fim do túnel.
E tudo pode se agravar com a já anunciada desaceleração do crescimento da China
e consequente redução de suas importações. Para a economia brasileira será
drástico.
O comércio mundial já despencou 20%. Há progressiva
desindustrialização da economia, que já afeta o Brasil. O que sustenta, por
enquanto, o lucro das empresas é que elas operam, hoje, tanto na produção quanto
na especulação. E, via bancos, promovem a financeirização do consumo. Haja
crédito! Até que a bolha estoure e a inadimplência se propague como peste.
A
“saída” dessa terceira crise será pela esquerda ou pela direita? Temo que a
humanidade esteja sob dois graves riscos. O primeiro, já é óbvio: as mudanças
climáticas. Produzidas inclusive pela perda do valor de uso dos alimentos, agora
sujeitos ao valor de compra estabelecido pelo mercado financeiro. Há uma
crescente reprimarização das economias dos chamados emergentes. Países, como o
Brasil, regridem no tempo e voltam a depender das exportações de commodities
(produtos agrícolas, petróleo e minério de ferro, cujos preços são determinados
pelas transnacionais e pelo mercado financeiro).
Neste esquema global,
diante do poder das gigantescas corporações transnacionais, que controlam das
sementes transgênicas aos venenos agrícolas, o latifúndio brasileiro passa a ser
o elo mais fraco.
O segundo risco é a guerra nuclear. As duas crises
anteriores tiveram nas grandes guerras suas válvulas de escape. Diante do
desemprego massivo, nada como a indústria bélica para empregar trabalhadores
desocupados. Hoje, milhares de artefatos nucleares estão estocados mundo afora.
E há inclusive minibombas nucleares, com precisão para destruições localizadas,
como em Hiroshima e Nagasaki.
É hora de rejeitar a antecipação do apocalipse
e reagir. Buscar uma saída ao sistema capitalista, intrinsecamente perverso, a
ponto de destinar trilhões para salvar o mercado financeiro e dar as costas aos
bilhões de serem humanos que padecem entre a pobreza e a miséria.
Resta,
pois, organizar a esperança e criar, a partir de ampla mobilização, alternativas
viáveis que conduzam a humanidade, como se reza na celebração eucarística, “a
repartir os bens da Terra e os frutos do trabalho humano”.
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