sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

VAMOS TODOS DISCUTIR A SOPA

No dia 18/01/2012, este Blog se juntou aos mais de 300 sites e blogs brasileiros e outros milhares ao redor do mundo a participar do protesto stop S.O.P.A., ao lado inclusive, de alguns gigantes da tecnologia como Google, Wikipedia e Reddit, participamos de um blackout virtual deixandoos sites fora do ar por 12 horas.
Mas muita gente deve estar se perguntando que diabos de SOPA é essa? E porque esse povo todo é contra?
Bom, não sou nenhum especialista no assunto e confesso que só fiquei sabendo dessa discussão há poucos dias, mas acho que posso dar meus pitacos sobre o assunto, afinal de contas é para isso que o blog está aqui!
S.O.P.A é uma sigla para: Stop Online Piracy Act, um projeto de lei que tramita nos EUA e visa regular e policiar o compartilhamento de conteúdos comdireitos autoras na internet. Só pelo teor da proposta já dava para esperar polemica dessa discussão, afinal todos nós sabemos como é difícil regular qualquer conteúdo pela internet e como a discussão dos direitos autorais não conseguiu acompanhar a tecnologia.
Não vou entrar na discussão de pirataria on line aqui, porque isso dá muito pano pra manga, mas o que chama mesmo a atenção nessa S.O.P.A é a forma proposta para resolver o problema, violando direitos e liberdades e não apenas regulando, mas controlando e censurando as comunicações na internet.
Se a S.O.P.A for aprovada qualquer site ou blog que compartilhe algum conteúdo protegido por direitos autorais pode ser acusado de pirataria, assim que for acusado, mesmo antes de condenado, o site/blog, será automaticamente tirado do ar, os servidores de busca como Google e Yahoo terão 5 dia para apagar todas as referências do site acusado de seus resultados e qualquer outro site ou blog que tenha referencias a esse site pirata pode ser acusado de cumplice e sofrer as mesmas sanções, dá para ver onde isso pode chegar, não é?
Mas aí alguém diz: “é uma lei estadunidense, só afeta os Estados Unidos, certo?”, ERRADO! Afeta a rede como um todo, onde você acha que estão as sedes e os servidores das principais empresas de hospedagem e domínio da Web? Nos EUA! O próprio Gente, lugares e coisas cairia nessa lei por usar o servidor blogspot que é, justamente, dos Estados Unidos. O mesmo vale para domínios como: .com, .org, .net… A lei pode ser estadunidense, mas a internet é globalizada, não dá para separar jurisdições desse jeito.
Se esse projeto de lei for aprovado, será um duro golpe nas liberdades existentes na internet e um importante meio de compartilhamento de informação, de organização e de debate será totalmente regulado, controlado e vigiado. Até seus e-mails poderão ser rastreados em busca de links de conteúdos com direitos autorais, afinal os servidores do Gmail, Hotmail, Yahoo, entre outros, também são dos EUA.
Por isso não podemos apenas ficar parados, enquanto essa proposta ameaça nossas liberdades e negligência importantes discussões sobre acesso e direitos, por isso aderimos ao blackout na internet, por isso também peço a todos os leitores/as que divulguem essa informação, compartilhem (enquanto ainda é possível), procurem saber mais e participem como puderem. Essa é uma causa que afeta a todos nós, mesmo que você só use a internet para baixar torrentes e séries, porque esses vão ser os primeiros a sair do ar.
PS: Um fato interessante a se notar é que essa lei vem a tona um ano depois de uma série de revoluções sociais iniciadas e articuladas justamente através da internet. Coincidência?





Nenhum comentário:

Postar um comentário