quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O GRANDE LAGO BAIKAL

Quando se fala da Sibéria, as primeiras coisas que vêm à mente são as imensidões geladas, inóspitas e vazias das estepes russas. Mas há nessa região uma das maiores maravilhas naturais do planeta - o lago Baikal. É o segundo maior lago de água doce do mundo (o líder é o lago Vitória, na África, com 68 mil km2), o primeiro em volume de água e o mais profundo. Está localizado no sul da Sibéria Oriental da Rússia.

As dimensões do Baikal são impressionantes. São 636 quilômetros de comprimento, 81 km de largura e sua superfície tem cerca de 31,5 mil km2. A profundidade chega a 1.680 metros. E há mais. Um quinto de toda a água doce contida do mundo está no Baikal. São 23,6 mil km3. Para se ter uma ideia do volume que ele suporta basta destacar que caso todos os rios do mundo desaguassem nele, o Baikal demoraria um ano para encher.
O lago é cercado por serras e nele desembocam 336 rios que o abastecem com águas puríssimas, pois praticamente todos passam pelas estepes siberianas, ainda sem degradação ambiental causada pelo homem. O Baikal só tem um efluente - o rio Angara. No lago existem 27 ilhas, a maior delas a Olkhon (700 km2).
A água do Baikal ainda é limpa e transparente, podendo substituir a água destilada. Há baixo teor de sais minerais e suas águas oxigenadas são caracterizadas por elevado gosto e pouquíssimas impurezas orgânicas. O grau de transparência é tão grande que a uma profundidade de 40 metros é possível identificar pequenos objetos, como moedas.
Durante quatro a cinco meses, o imenso lago fica congelado quase completamente, coberto por uma espessa camada de gelo transparente que chega a um metro (nas baias a 2), permitindo o deslocamento de pequenos veículos. Apesar do intenso frio registrado na região, a área do Baikal apresenta um grande número de dias de sol. Em média, são apenas 40 dias nublados por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário