terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

NOVAS REGRAS PARA OS MÉDICOS.

Nos supermercados, é comum encontrar produtos que estampam nos rótulos a recomendação de consumo por associações médicas. São margarinas, iogurtes, cereais e até produtos destinados às crianças com indicações das associações de cardiologia, pediatria, diabéticos etc. Agora, tal apelo comercial está proibido. A determinação é do Conselho Federal de Medicina. As novas regras também mexem com a relação entre médicos e laboratórios farmacêuticos e entre médicos e pacientes, em questões éticas e comerciais.
Também não é mais permitido aos médicos expor os pacientes nos tradicionais anúncios de “antes e depois” - para evitar que o paciente siga determinado tratamento iludido por imagens. Os médicos também estão proibidos de fazer propaganda dando garantia de sucesso para produtos e tratamentos e não poderão oferecer assistência médica a distância, por telefone ou internet.
Para evitar conflitos de interesse, há mudanças na relação dos médicos com a indústria farmacêutica. Congressos em lugares próprios para turismo, como navios de cruzeiros, não poderão mais ser realizados. Os laboratórios ficam proibidos de pagar despesas de lazer dos médicos e parentes e só poderão oferecer brindes cujo valor não ultrapasse um terço do salário-mínimo (R$ 207,00).

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