terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE.

Ao procurar um emprego, ou ao ser entrevistado para tal, é interessante notar que a primeira qualidade a ser indicada não é tanto o nível de conhecimento ou o preparo profissional, mas se a pessoa é responsável e de confiança.

Como se pode imaginar uma pessoa responsável? Quais as provas que confirmam alguém que tenha responsabilidade? Existe uma ideia geral que caracteriza uma pessoa responsável como aquela que responde pelos seus atos ou até mesmo pelos atos dos outros. Pessoa responsável tem condições morais de assumir compromissos e prestar contas com transparência a quem de direito.
O assunto que estamos tratando não se refere ao lado negativo da responsabilidade como, por exemplo: fulano é responsável por um acidente, por uma desgraça ou por uma falência. Geralmente esse tipo de responsabilidade pelo lado avesso acontece pela falta de responsabilidade.
Homens e mulheres responsáveis é um assunto eminentemente positivo. Refere-se a quem desperta confiança, a quem garante perspectivas e faça acontecer o lado certo dos empreendimentos e da vida. Esse tipo de gente não se faz de qualquer jeito, nem se confirma em alguns dias.
Pessoas responsáveis que desencadeiam processos de credibilidade são pessoas que têm convicções e princípios, seriedade e perseverança. São as que têm raízes profundas naqueles valores que, antes de formarem profissionais, formam pessoas dignas e criteriosas, que terminam sendo bons profissionais também.
Pessoas responsáveis sabem medir o presente a partir do futuro. Não jogam com o descartável, mas querem firmar o passo para poder continuar sendo merecedoras de confiança hoje e sempre. Na mente de pessoas responsáveis não cabe o jogo de conveniência de quem se mostra agora o que não vai ser depois. Às vezes, acontece com alguém que no tempo de experiência, como empregado, faz tudo para merecer contratação. Uma vez contratado modifica seu comportamento e entra no jogo da irresponsabilidade.
Como em tudo, só o tempo se encarrega de confirmar o nível de responsabilidade de uma pessoa. Mas o bom de tudo é que, apesar de vivermos em tempos de fáceis descompromissos, ainda existem muitas pessoas responsáveis que honram a nossa espécie humana.
Vale lembrar e iluminar nossa reflexão com a parábola dos talentos de Mateus. A responsabilidade levou um empregado a investir os cinco talentos e fazer lucrar mais cinco. Quem recebera dois lucrou mais dois. Ambos mereceram os parabéns do patrão. Além da confiança ganharam muito mais. A irresponsabilidade de quem recebera um e o escondeu, lhe valeu a perda do bem recebido e, o que é pior, da confiança do patrão.
“A todo aquele que tem será dado ainda mais e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que pensa ter será tirado”

Nenhum comentário:

Postar um comentário