quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

UM TEMA QUE VALE SEMPRE SER LEMBRADO: O AMOR

A luta pela sobrevivência era a grande preocupação de um casal jovem. Ambos vinham de famílias pobres, viviam num casebre miserável e o futuro apresentava-se cada vez mais sombrio. Certo dia, bateram à porta da casa e a esposa foi atender. Eram três homens desconhecidos. Embora com algum receio, convidou-os a entrar, mas eles recusaram. Apenas um deles poderia entrar. Confusa, foi consultar o esposo e ambos foram falar com os estranhos visitantes.

Eles se apresentaram e seus nomes nada tinham de convencional. Um deles se chamava Sucesso, o outro Fartura e o terceiro Amor. Apenas um deles poderia ser convidado a entrar. Vamos convidar a Fartura, sugeriu a esposa e nossos problemas estarão resolvidos. Por que não o Sucesso, questionou o marido? Ele resolverá nossos problemas e seremos felizes. Quem sabe, admitiu a esposa, convidamos o Amor e nossa vida se encherá de luz. A sugestão foi aceita. Convidado, o Amor entrou no casebre e os dois outros entraram juntos. Diante da surpresa do casal, explicaram: se vocês tivessem escolhido o Sucesso ou a Fartura, os outros dois teriam ido embora. Mas o Amor nunca fica sozinho. Onde o Amor está, ai haverá sempre Fartura e Sucesso.
O Amor é tão velho como a humanidade e jamais acabará. Mesmo assim existe muita confusão em relação ao seu real significado. Nós nos amamos e isto nos basta, pensam muitos jovens. A experiência de cada dia mostra a fragilidade deste tipo de amor. Por vezes, o amor é confundido com o egoísmo ou se restringe ao erotismo. Existem ainda os que pensam que o amor pode ser confinado a um curto espaço de tempo. O amor humano, para merecer este nome, precisa se inspirar em Deus, que é amor.
Porque envolve a totalidade da vida, o amor tem duas faces diferentes, mas que se completam. O amor é humano e divino. Deus criou o homem e a mulher para serem felizes e esta felicidade só pode passar pelo amor. Não se pode imaginar que o amor seja exclusividade dos casais. Ele precisa estar presente em todas as dimensões, em todas as pessoas e em todos os momentos da vida. Num poema, dificilmente suplantado, o apóstolo Paulo fala de realidades muito boas - o dom das línguas, a profecia, os milagres, o martírio - mas adverte: “Se não tiver amor, isto nada me adiantará”. Ele lembra que o “amor tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.
A fartura e o sucesso não garantem a felicidade e a realização pessoal. Só o amor dá significado e realização a uma vida. O céu é a “pátria do amor” e o amor é mais forte que a morte.

Um comentário:

  1. O amor é um ator(ou atriz), ora triste, ora feliz... As vezes Santa, As vezes meretriz.....

    O João(meu filho) estará em Horizontina, revendo seus avós(Odilo e Dulce) e visitar o túmulo do Vo Antonio..

    Em breve, pintaremos na "terrinha"
    Gilberto Reck

    ResponderExcluir