terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

COMER UVAS AUMENTA O HDL, O BOM COLESTEROL.

É tempo de uva, uma das frutas mais consumidas da estação. O organismo agradece, já que a uva oferece diversos benefícios à saúde. Segundo Samanta Fachini Tomazoni, nutricionista da Gollden Food, empresa de refeições coletivas de Caxias do Sul, ela é um rico depósito de compostos antioxidantes e anticancerígenos. Além disso, possui vitaminas C e do complexo B e fornece boas doses de minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo.
De acordo com a variedade da uva, diferentes benefícios se destacam. A uva tinta possui alto teor do antioxidante quercetina. A sua casca aumenta o HDL, considerado o bom colesterol, e contém resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e, por consequência, a formação de coágulos sanguíneos. Já a uva branca têm poderes antibacterianos e antivirais. O óleo da semente da uva também aumenta o HDL.
Contudo, ao ser utilizada em outras receitas, a fruta pode perder uma parte desses benefícios. “Sempre que algum alimento é cozido, ele perde propriedades, principalmente as vitaminas e os minerais. Portanto, sempre é melhor consumi-los na forma natural”, alerta a nutricionista.
Quem faz dieta ou tem alguma restrição alimentar deve consumir frutas com moderação. A uva in natura é uma das frutas mais calóricas. Em 100 gramas (o que representa um cacho pequeno) há 80 calorias. De acordo com Samanta, o ideal é que se consuma apenas uma porção de uva diariamente. As demais porções de frutas recomendadas em uma dieta equilibrada devem priorizar frutas menos calóricas. “Laranja, maçã, nectarina, pêssego, ameixa e melancia são boas opções e contêm menos calorias”, avalia. Além da uva, outras frutas que apresentam um teor calórico significativo são o maracujá, o açaí, a cereja, o figo, o coco e o abacate.
Além de ser calórica, a uva é uma das frutas que mais contêm açúcar, um risco para diabéticos. “Seu consumo não precisa ser proibido, mas deve ser controlado entre os diabéticos”, explica Samanta. Laranja, banana nanica e caqui também apresentam mais açúcar em sua composição. “O ideal é sempre comê-las com casca ou bagaço, e não na forma de sucos”, finaliza Samanta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário