domingo, 26 de fevereiro de 2012

COMO SURGIRAM ALGUMAS INVENÇÕES CRIATIVAS

Nem só de violência são feitas as guerras, afinal, para sobreviver em ambiente hostil é preciso também muita criatividade. Do computador ao chocolate, é enorme a lista de produtos criados para fins militares e depois adaptados para o uso no dia a dia. A seguir, o Correio Sabe-Tudo apresenta sete produtos que passaram do campo de batalha para as nossas casas.

Micro-ondas - durante a Guerra Fria (1945-1991), um norte-americano que trabalhava na fornecedora militar Raytheon, Percy Spencer, inspecionava válvulas mecânicas usadas em radares e que geram energia, chamadas magnétrons. Depois de algum tempo perto desses equipamentos, Spencer percebeu que um chocolate que carregava no bolso havia derretido. Não demorou muito para que ele criasse um aparelho que aquecesse comida por meio desse princípio, que começou a ser utilizado em 1946. A Raytheon comprou a ideia e lançou o primeiro micro-ondas, que pesava 340 quilos e custava algo em torno de 2 mil dólares.
Teflon - Mais uma invenção que surgiu por acaso. Pouco antes de começar a Segunda Guerra Mundial, em 1938, Roy J. Plunket realizava experiências com gases para refrigeração nos Estados Unidos. Ele e seu assistente, Jack Rebok, misturaram gases de nomes estranhos como o clorofluorcarbono (CFC) e o tetrafluoretileno (TFE) em busca de alternativas para refrigerar. O experimento não saiu como o planejado e o resultado foi uma substância pegajosa em que quase nada grudava.
Em 1945, a invenção recebeu o nome de teflon. Os primeiros usuários do novo produto foram os militares americanos, que aplicaram o teflon para revestir tubos e vedações na produção de material radioativo para a primeira bomba atômica. Com o fim da Segunda Guerra, a substância passou a ser usada para os mais diversos fins, como o revestimento de panelas.
Margarina - O imperador francês Napoleão III, sobrinho de Napoleão Bonaparte, ofereceu um prêmio a quem descobrisse uma alternativa barata para a manteiga - na época, um produto caro e escasso. Até hoje os historiadores discutem se o imperador fez isso para facilitar a vida dos franceses pobres ou para abastecer suas forças armadas, às vésperas da Guerra Franco-Prussiana (1870-1871). Seja como for, o químico Mège-Mouriès apresentou a margarina, em 1869, levando o prêmio de Napoleão III.
Leite condensado - Antes da Guerra de Secessão (1861-1865), conflito entre o norte industrializado dos Estados Unidos contra o sul escravista, os americanos buscavam uma maneira eficaz de melhorar o armazenamento do leite, reduzir seu volume e contornar a falta de refrigeração. Para isso, eles evaporavam a água do leite e adicionavam açúcar, para conservá-lo por mais tempo. O resultado é o leite condensado como conhecemos hoje.Gail Borden, nascido em Nova York, descobriu como produzir o produto industrialmente e patenteou a invenção em 1851. O leite condensado amargou dez anos no esquecimento, até o início da guerra, quando os estados do Norte incluíram o produto na ração básica das tropas, comprando-o em larga escala. Não demorou até que o doce se popularizasse, passando a ser consumido no mundo inteiro. Os primeiros carregamentos de leite condensado chegaram ao Brasil no início do século passado.
M&M’s - O empresário americano Forrest Mars ficou sabendo que tropas da Guerra Civil Espanhola (1936-1939) comiam pelotas de chocolate envolvidas numa casca dura açucarada, que impedia o calor de derreter a guloseima. Inspirado na ideia, Mars criou os confeitos M&M’s, nome originado das iniciais dos sobrenomes de Mars e de seu sócio, Bruce Murrie. Em 1941, o produto já estava no mercado, mas ganhou impulso quando o exército americano passou a incluir os M&M’s na alimentação dos soldados que foram à Segunda Guerra. Em 1948, a embalagem de cartolina foi trocada pelo saquinho plástico que conhecemos hoje.
Computador - Outro subproduto da Guerra Fria. Engenheiros da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, desenvolveram em 1946 um aparelho chamado Eniac, para auxiliar nos cálculos de artilharia. A máquina tinha mais de dois metros de altura e ocupava uma área de 15 m por 9 m, com o “modesto” custo de US$ 400 mil. Mal sabiam eles que a invenção invadiria lares e ultrapassaria a marca de um bilhão em 2008, com projeção de chegar a 2 bilhões em 2014!
Internet - o temor de um ataque soviético durante a Guerra Fria fez com que cientistas norte-americanos desenvolvessem uma rede de comunicação descentralizada, que permitisse dividir as informações em vários pedaços, chamada Arpanet. Assim, caso um espião da União Soviética tivesse acesso a informações de uma unidade militar dos Estados Unidos, conseguiria apenas um trecho de todo o projeto ou plano. No início da década de 1990, a rede mundial de computadores acabou se popularizando de forma avassaladora, tornando-se, talvez, a mais importante de todas as invenções tecnológicas já surgidas durante uma guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário