segunda-feira, 11 de julho de 2011

SUGESTÕES PARA COMEÇAR BEM O DIA.

Um bom começo é uma garantia mais segura de continuação. Se começamos mal uma construção colocamos em risco todo o projeto. Assim pode ser o começo de um dia. Geralmente o nosso acordar acontece na contramão de quem gostaria de continuar dormindo. Isso tem sua lógica, porque o sono mais reparador se dá pela manhã. É muito difícil que alguém acorde sorrindo! Geralmente o mau humor é o clima das primeiras horas do dia. Podemos justificar que isso é natural.
É natural acordar para um novo dia mal-humorados. Porém em nada ajuda o deixar-se levar somente pelo natural. A educação da vontade ainda tem a ver com o êxito das pessoas e seus projetos. Para isso, precisamos começar admitindo que é possível educar a vontade, superando a nossa primária tendência ao impulso natural. A vida não é só feita do agora, mas também do depois. E o depois nos cobra o que fizemos no agora.
Nessa história do acordar mal-humorados soma-se um agravante, que é a convivência familiar ou social. Imaginando que eu defenda o direito a ser mal-humorado e os outros, que convivem comigo, também façam o mesmo, que clima iremos respirar? Daí a necessidade e o valor de começar bem o dia.
Mas como podemos exercitar essa atitude? Como já disse, deixar-se levar pelo impulso natural não vai resolver. Porém, é possível treinar o pensamento, acordar motivações e crer na possibilidade de qualificar o nosso começo para continuar caminhando com boas disposições.
Um exercício simples é acordar e aproximar-se do espelho. É claro que o nosso rosto não vai aparecer tão elegante! Porém, podemos ajeitar um sorriso para nós mesmos e saudar a vida que acorda, enquanto tantos foram dormir e não acordaram mais, a não ser para a vida eterna. Olhos abertos diante do próprio rosto, ouvidos atentos ao silêncio da própria existência e coração a bater para renovar a vida, tudo pode ajudar a começar bem o dia.
Saudar a manhã de um dia único que não foi ontem, nem será amanhã; acolher a graça de poder escrever mais uma página de nossa história; crer que hoje poderá ser melhor do que ontem e lançar-se para frente, é próprio de quem quer começar bem um novo dia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário