terça-feira, 5 de julho de 2011

NUNCA DIGA É IMPOSSÍVEL,

A professora de uma escola primária prometeu a seus alunos um dia especial. As 29 crianças estavam curiosas. Uma vez acomodadas, pediu que guardassem os livros e distribuiu a todos papel e caneta para a tarefa que ia anunciar. Os alunos teriam meia hora para colocar no papel tudo aquilo que se enquadrava nesta frase: “Não consigo”. A tarefa era individual.

Depois de uma pequena pausa, as crianças começaram a escrever as dificuldades insuperáveis, aquelas que provocavam a frase “não consigo”. Cada uma delas assinalou diferentes situações. Não consigo aprender matemática, escreveu uma menina. Não consigo manter meus livros limpos, não consigo acordar de bom humor, não consigo cuidar do meu quarto, não consigo gostar da minha colega ao lado, não consigo comer um chocolate só, não consigo lembrar de rezar à noite foram algumas das frases. Algumas crianças pediram mais uma folha e escreveram mais limitações.
Tempo esgotado, a professora pediu que dobrassem as folhas e colocassem numa caixa de sapatos vazia que ela providenciou. A professora também fizera sua lista. Em silêncio, a turma dirigiu-se ao jardim ao lado da escola. Ali foi aberta uma cova onde a caixa com seu conteúdo seria sepultada. A professora pediu um minuto de silêncio, no qual cada aluno se daria conta que em seu interior repousavam forças gigantescas ainda não acionadas e que Deus o ajudaria superar o medo e as dificuldades. Depois, lentamente, a caixa foi coberta de terra e sobre ela colocado um cartaz: “aqui jaz o Não Consigo”.
Em seguida voltaram para a escola onde cada aluno verbalizou o que sentiu. E para recordar no futuro, foi colocada uma frase na parede, junto à mesa da professora: O Não Consigo morreu e foi sepultado. Quando aparecesse uma dificuldade, os alunos lembrariam a magia daquela manhã e a certeza que tudo poderia mudar. Em seguida, a professora anunciou que o restante do dia seria dedicado a jogos com direito a uma torta com refrigerantes no final. Em casa, cada criança contaria aos pais a incrível notícia: Sabe quem morreu? O Não Consigo.
Na realidade não sabemos a força que temos. E os pais e professores têm a missão de revelar aos filhos e alunos suas possibilidades. Mesmo nos momentos mais difíceis, devem dizer à criança: você pode, você vai conseguir! É possível perder batalhas, mas não podemos perder a guerra. Henry Ford dizia a seus colaboradores: Se você acha que pode, ou se você acha que não pode, sempre terá razão. E com um pouco de humor, alguém explicou: foi lá e como não sabia que era impossível, ele o realizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário