domingo, 31 de julho de 2011

CORAGEM MEU AMIGO. MUITA CORAGEM.

Tantas palavras têm força dentro de uma frase pronunciada. Outras palavras falam mais alto em determinados momentos. Mas há uma palavra que soa bem sozinha e em todos os momentos: coragem! Se a pessoa está fazendo uma ação empenhativa e benéfica, dizer-lhe “coragem!” vale um incentivo para prosseguir e reunir mais energia para chegar a bom termo. Se alguém está doente, a coragem lhe dá melhores condições para enfrentar o sofrimento. Na hora do desânimo, ouvir de uma pessoa amiga a palavra “coragem!” é acolher uma certeza de que todos os caminhos de superação estão abertos.

Antes de ser palavra, a coragem é um recurso que vem com a própria dinâmica da vida. Não é estranho se atribuir coragem até a seres do reino vegetal. No sertão da Bahia, um agricultor falava, com gosto, da coragem de algumas plantas viverem e produzirem frutos em tempo de grandes secas. Na catástrofe do Japão, um jornalista fez um longo comentário sobre a coragem de um cão de estimação. Tendo ficado no meio dos escombros, conseguiu libertar-se e percorrer longos caminhos à procura dos donos, até encontrá-los.
Mesmo sem ter uma definição lógica atribui-se à coragem o milagre da constante superação. Arrancar, a partir de dentro, recursos que surpreendem até mesmo quem os tem, é um resultado evidente da coragem de ser e de viver que o Criador dotou suas criaturas, particularmente o ser humano.
A coragem, dom de Deus que vem com o dinamismo da vida, muitas vezes pode ficar adormecida. Outras vezes, pelas circunstâncias deprimentes, pode recuar e até ser substituída pelo desânimo. Em nossos dias parece aumentar o número dos deprimidos. Proclamar a palavra “coragem!” pode ser um remédio eficaz a ser oferecido gratuitamente.
Se a coragem vem com o dinamismo da vida, mais verdadeira e forte ela se torna quando a pessoa cultiva o segredo da fé. Contar com os recursos naturais é bom, mas não nos são suficientes. Quando se tem a certeza do sobrenatural agindo em nós e se consegue acolhê-lo, a coragem vai se tornando imbatível.
Amigo(a) leitor(a), “coragem! “Deus não nos deu um espírito de covardia, mas de força, de amor e moderação”

Nenhum comentário:

Postar um comentário