quarta-feira, 20 de junho de 2012

VOCÊ JÁ NOTOU OS SINAIS DO FRIO


Este ano, o inverno inicia oficialmente às 20h09 do dia 20 de junho.Hoje.  Mas a natureza, há semanas, se prepara para enfrentar as temperaturas mais baixas. Ao olhar o ambiente ao redor é possível identificar os sinais da proximidade do frio. A seguir, o Correio Sabe-Tudo ajuda a decifrar algumas pistas.
Menos verde - As árvores são as primeiras a mudar de comportamento com a proximidade do inverno. As folhas vão perdendo a cor verde vigorosa e quase não nascem folhas novas. Em muitas espécies, o verde dá lugar ao tom alaranjado e, em seguida, as folhas caem, ainda durante o outono, para economizar energia no inverno, quando há menos luz solar para as plantas fazerem fotossíntese.
Fome e preguiça - assim como nós, os animais gastam mais energia para se aquecer. Por isso, no inverno, eles - e também nós - costumam comer mais. E quem não gostaria de ficar mais um pouco na cama nos dias frios? Certamente não é por falta de vontade que não dormimos mais no inverno, mas porque não podemos em função dos compromissos. Já seu cachorro de estimação pode desfrutar a preguiça sem culpa, pois seu único compromisso é ser fiel a você - e isso nada tem a ver com dormir mais ou menos.
Tapete branco - depois de uma noite fria, em algumas regiões brasileiras, é possível ver uma camada de gelo fina cobrindo o chão. É a geada! Bem mais comum do que a neve no nosso país. A geada se forma no solo, ao contrário da neve, que cai do céu. Quando a temperatura chega perto de zero grau Celsius, o vapor de água que existe em folhas (foto acima) ou troncos se congela, formando um tapete branco. A paisagem fica bonita, mas o gelo queima as plantas.
Pouca luz - Antes, dava para ficar brincando na rua, tranquilo, até depois das 18 horas. Agora, a partir das 17 horas, já começa a escurecer e, às 18 horas, a noite predomina. Quem acorda bem cedo, consegue ver o amanhecer. No inverno, os dias são mais curtos e as noites mais longas, pois o sol nasce mais tarde e se põe mais cedo.
Atmosfera carregada - Conforme o inverno vai se aproximando, menos água do ambiente evapora, pois as temperaturas são mais baixas. É por isso que chove menos. O ar mais seco facilita a concentração da poluição. No céu das grandes cidades, onde há mais carros e indústrias, é possível ver, muitas vezes, uma grande nuvem cinzenta.
Céu azul - com menos umidade, menos nuvens, o que resulta em céu mais azul e limpo. À noite, é possível ver mais estrelas e até alguns planetas, principalmente em lugares com pouca poluição e luzes artificiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário