quarta-feira, 20 de junho de 2012

ASMA - TRATAMENTO MELHORA A QUALIDADE DE VIDA.


O tratamento da asma ganha reforço com a oferta gratuita de medicamentos nas farmácias populares de todo o Brasil. A medida visa reduzir o número de internações e óbitos em decorrência da doença. A asma está entre as principais causas de internação hospitalar entre crianças de zero a seis anos. No ano passado, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde em decorrência da doença, 77,1 mil (43%) foram de crianças com esta idade. Além disso, cerca de 2,5 mil pessoas morrem por ano por causa da asma.
Três medicamentos estão sendo ofertados nas farmácias populares: brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol. Para retirada dos produtos, basta apresentar documento com foto, CPF e a receita médica dentro do prazo de sua validade.
O Brasil é o 8º país no mundo em prevalência de asma. Entre os brasileiros, estima-se a existência de 20 milhões de asmáticos, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia. A doença pode aparecer em qualquer fase da vida, sendo frequente até os 12 anos. Em compensação, quase 70% destes casos tendem a desaparecer na adolescência, segundo os especialistas.
Os principais sintomas da asma são tosse, chiado e opressão no peito e falta de ar. As vias respiratórias do asmático têm uma resposta exagerada quando em contato com determinada substância, denominada alérgeno. Os principais alérgenos são: ácaros, mofo, pólen, fumaça de cigarro, pelos de animais de estimação, exposição ao ar frio. Na presença dos alérgenos, os brônquios se fecham, reduzindo a passagem de ar.
Independentemente da gravidade, a asma precisa sempre ser tratada. Como não tem cura, o tratamento visa manter os sintomas sob controle, prevenir as crises, eliminar ou minimizar as visitas de emergência ao médico ou ao hospital, manter níveis normais de atividade e exercícios físicos, além de preservar a função pulmonar.
Além dos remédios, a higiene do ambiente onde vive o asmático é fundamental para o controle da doença. Sendo assim, recomenda-se evitar o contato com os alérgenos desencadeadores da doença, principalmente dentro de casa. Para isso, manter a casa limpa e bem ventilada; evitar tapetes, cortinas e bichos de pelúcia que acumulam ácaros; tirar o pó com pano úmido; manter os animais de estimação no pátio; evitar o tabagismo e mudanças bruscas de temperatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário