quarta-feira, 13 de junho de 2012

ATENÇÃO: FRATURAS DEVERÃO AUMENTAR 30%


 Estudo inédito da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF, na sigla em inglês) revela: um em cada cinco brasileiros tem osteoporose. A pesquisa, apresentada em um recente congresso que reuniu especialistas de toda a América Latina em São Paulo, também atesta que, até 2050, as fraturas provocadas pela doença devem aumentar mais de 30%, em função do envelhecimento da população.
As mulheres são as principais vítimas. Enquanto 16% dos homens com mais de 60 anos têm osteoporose, uma em cada três mulheres dessa faixa etária é vítima do problema. A osteoporose é mais frequente na menopausa e muitas vezes não apresenta sintomas.
A osteoporose enfraquece os ossos e facilita a ocorrência de fraturas, que prejudicam a qualidade de vida do paciente. As fraturas mais comuns lesionam a coluna vertebral e o quadril. As que atingem o quadril são a maior causa de sofrimento, incapacidade e morte prematura de idosos. Vários estudos internacionais mostram que cerca de 20% dos que sofrem fratura no quadril morrerão dentro de um ano após a cirurgia por problemas relacionados, como infecção. A maioria dos que sobrevivem torna-se deficiente e perde a capacidade de viver uma vida produtiva e independente, segundo dados do relatório mundial. No Brasil, ocorrem hoje 120 mil fraturas de quadril por ano. Esse número deve aumentar em 16% em 2020 e em 32% em 2050, conforme as projeções.
Para checar a saúde do esqueleto, os médicos recomendam que se faça um exame: densitometria óssea. O ideal é a mulher se submeter à primeira densitometria ao perceber os sinais iniciais da menopausa, normalmente entre os 40 e 50 anos. Os seguintes, o médico deverá determinar, dependendo do resultado do primeiro. Os homens também devem ir ao médico, informar-se sobre seus riscos para poder prevenir.
No Brasil, a osteoporose atinge 10 milhões de pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde, que, desde o ano passado, lançou uma campanha com a meta de reduzir em 2% ao ano a taxa de internação hospitalar por fratura de fêmur em pessoas idosas. A campanha é voltada para a prevenção, da infância à velhice.
Os médicos costumam dizer que a osteoporose deveria ser encarada como um problema do pediatra e não do geriatra. Isso quer dizer que os ossos precisam ser reforçados desde a infância, com leite, sol moderado e com proteção, e atividade física de impacto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário