terça-feira, 5 de junho de 2012

MEDOS E PERIGOS QUE NOS ATORMENTAM



Dionísio (430 a 367 a.C), governante de Siracusa, residia num magnífico palácio. Cercado de bosques, o castelo oferecia todo o conforto e o luxo que o dinheiro pode dar. Num misto de admiração e inveja os amigos elogiavam a riqueza e o seu bom gosto Um dos palacianos, Dâmocles, era o mais pródigo em elogios e sempre concluía: você realmente é feliz.
Certo dia, Dionísio mandou chamar Dâmocles e lhe disse: quero que partilhes de minha felicidade. Por um dia poderás usufruir de todas estas riquezas. Dâmocles não acreditava em tamanha sorte e começou a visitar as magníficas salas do palácio e seus tesouros. No entanto, em meio a um esplêndido banquete, Dâmocles ergueu os olhos e sobre ele estava uma cortante espada, suspensa por uma frágil crina de cavalo. A qualquer momento poderia cair e decepar sua cabeça. A partir dessa constatação, perdeu o apetite e tratou de abandonar o castelo e suas riquezas o quanto antes.
Esta história pode se repetir com cada um de nós. A espada de Dâmocles pode estar suspensa sobre nossa cabeça, tirando-nos a alegria de viver. Na realidade, muitas destas espadas são imaginárias, frutos do medo. E com isso não usufruímos aquilo que a vida nos oferece.
Para uns, essa espada ameaçadora se chama futuro. O que será do dia de amanhã? E com isso esquecemos de viver intensamente o momento que passa. A espada tem outros nomes: ganância e avareza. Não usamos o dinheiro e os bens que estão a nosso dispor, preocupados com o dia de amanhã. A inveja também é ameaçadora e com ela nos sentimos ofuscados pelo sucesso alheio. Existem ainda os que vivem atormentados pelas doenças que podem acontecer. Outros temem o fracasso e por isso fogem das oportunidades.
Todas estas espadas são imaginárias, mas seus efeitos são reais. Nos fazem perder a alegria de viver e povoam nossa vida de fantasmas.
Contra todas essas espadas ameaçadoras existe um seguro. É a confiança num Deus que é Pai e providência. Um Deus que cuida as aves do céu e os lírios do campo, mas cuida sobretudo de seus filhos e filhas. A frase: “Não tenham medo” figura dezenas de vezes no Evangelho.
O maior adversário está dentro de nós. Assim como a maior força reside em nós. Deixe que Deus assuma as rédeas de sua vida e Ele o levará ao território da segurança e da felicidade. Ele quer que seus filhos e filhas sejam felizes, já aqui nesta vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário