quarta-feira, 20 de junho de 2012

MEIO AMBIENTE PREOCUPA MAIS

Treze por cento dos brasileiros dizem ter preocupação com o meio ambiente, segundo pesquisa divulgada na quarta 6 pelo Ministério do Meio Ambiente. O percentual é superior ao dobro do registrado há seis anos (6%), mas segue muito baixo pela importância do tema, em especial às vésperas do maior evento mundial sobre clima, a Rio+20, que começa nesta semana no Rio de Janeiro.
De acordo com o levantamento, o meio ambiente está em sexto lugar na lista de preocupações dos brasileiros, atrás de saúde/hospitais (81%), violência/criminalidade (65%), desemprego (34%), educação (32%) e políticos (23%). Há seis anos, o meio ambiente aparecia na 12ª colocação. Em 1992, ano da primeira pesquisa, o tema era sequer citado.
“Isso é resultado de um maior acesso à informação. Mas o meio ambiente também é visto como problema, e não como uma oportunidade”, afirmou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ao divulgar os dados.
A pesquisa mostrou ainda os principais problemas ambientais (ao lado) e o maior motivo de orgulho dos brasileiros: as belezas naturais do país. 28% das pessoas dizem que o meio ambiente brasileiro é motivo de orgulho, à frente do desenvolvimento econômico (22%), das características da população (20%), do pacifismo (13%), da cultura (6%) e da qualidade de vida (1%). (Com informações da Agência Brasil)

Os principais problemas
O principal problema ambiental citado pelos brasileiros na pesquisa apresentada pelo Ministério do Meio Ambiente é, repetindo constatação do primeiro levantamento, o desmatamento de florestas (neste ano, com 67% dos entrevistados). Outros problemas destacados são a poluição de rios e lagoas (por 47% dos ouvidos pela pesquisa), a poluição do ar (36%), o aumento do volume do lixo (28%), o desperdício de água (10%), a camada de ozônio (9%) e mudanças do clima (6%).
Também são citados a extinção de animais/plantas (6%), a falta de saneamento (3%), a poluição por fertilizantes (3%), o consumo exagerado de sacolas plásticas (3%) e a ausência de conscientização ambiental da população (2%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário