terça-feira, 5 de junho de 2012

BRASIL USA 1/5 DOS AGROTÓXICOS DO MUNDO


O Brasil consome 19% de todos os venenos agrícolas produzidos no mundo. Informação partiu do diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), José Álvares da Silva. Com esse índice, o Brasil superou os Estados Unidos, historicamente o maior usuário, que hoje aplica 17% da produção global. Os demais países respondem pelos 64% restantes.
O diretor da Anvisa lembrou de pesquisa, divulgada há dois meses, que constatou: entre 2000 e 2010, o uso de agrotóxicos cresceu 93% no mundo e aqui, 190%. Silva, que esteve na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, afirmou que existem hoje no país 130 empresas produtoras de venenos agrícolas, que fabricam 2.400 tipos diferentes de produtos. Em 2010, foram vendidas 936 mil toneladas de agrotóxicos, negócio que movimenta US$ 7,3 bilhões. Em 2011, teria atingido US$ 8,5 bilhões.
O diretor de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Netto, declarou à mesma Comissão que, em 2011, foram registrados mais de 8 mil casos de intoxicação por agrotóxicos no Brasil. Segundo ele, essas notificações não expressam o número real, que é bem maior. De acordo com ele, dois grupos populacionais estão mais expostos à contaminação por agrotóxicos: adultos jovens (20 a 49 anos) e crianças, intoxicadas por exposição acidental ao produto. No campo, as mulheres são mais afetadas que os homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário