segunda-feira, 4 de junho de 2012

PARA UM PROFUNDA REFLEXÃO: 5 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O próximo 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, mostra-se mais propício do que nunca para uma profunda reflexão. Em primeiro plano, como tema especial sugerido, está a relação entre o ser humano e a natureza, hoje em perigoso desequilíbrio.
Não faltam razões para preocupação. A começar pelo novo recorde de emissões de dióxido de carbono, principal gás causador do efeito estufa, constatado em 2011 e divulgado pela Agência Internacional de Energia (AIE) na semana passada.
Os vetos determinados pela presidente Dilma Rousseff devolvem ao Código Florestal um pouco mais de harmonia e bom senso entre o homem e os recursos naturais. Falou mais alto a voz popular, uníssona em apelos que ecoaram no Palácio do Planalto. Mas nada está garantido, porque a poderosa bancada ruralista pode muito bem derrubar os 12 vetos e 32 alterações - ou pelo menos alguns deles.
Um outro item merece análise crítica. O Brasil mantém, há três anos, a liderança do ranking de consumo mundial de agrotóxicos. Estudos elaborados por entidades conceituadas apontam efeitos negativos do uso em larga escala de fungicidas, herbicidas e inseticidas. O mais grave: um terço dos alimentos consumidos cotidianamente está contaminado, o que afeta a saúde do brasileiro, inclusive de recém-nascidos, atingidos pelo leite materno.
O Brasil vem se destacando no cenário agrícola mundial com sucessivas quebras de recordes de safras. Mas a que preço? Não é possível produzir em grande quantidade com qualidade? Alimento bom é alimento saudável. Esta deve ser a meta perseguida. Em respeito ao ser humano e ao meio ambiente - lembrando sempre que entre esses dois só um pode sobreviver sem o outro.

Um comentário:

  1. Bom dia Rui, venho aqui como representante de um grupo, no facebook, que reúne pessoas que tem aptidão pela escrita, fazendo desta seu hobby, ou, até mesmo, seu ganha-pão. Gostaria de te convidar a participar desse grupo, onde fazemos apreciação e divulgação de nossos textos. Se tiveres interesse, peço-te para me adicionar no facebook ( http://www.facebook.com/andre.pasinpozzer ) para que possa te convidar a participar do grupo. Obrigado e parabéns, pelos teus textos!

    ResponderExcluir