quarta-feira, 27 de junho de 2012

A DESTRUIÇÃO DOS BIOMAS

O IBGE revelou também que os outros biomas brasileiros, fora da Amazônia, já tiveram a maior parte de suas áreas desmatadas. A situação mais grave é da Mata Atlântica, que perdeu 88% de suas florestas nativas até 2010. Goiás apresenta a maior taxa de perdas da Mata Atlântica: 95%. Santa Catarina tem a menor proporção, com 77% da área devastada.
Originalmente, a Mata Atlântica, que se estende por 16 Estados, tinha área superior a 1 milhão de quilômetros quadrados. As vegetações costeiras (restingas e manguezais) da Mata Atlântica foram bastante afetadas. Segundo o estudo do IBGE, suas áreas somadas correspondem, atualmente, a apenas 0,6% da área total original.
Pampa - O Pampa, único bioma contido em apenas um Estado, o Rio Grande do Sul, teve, até 2009, 54% de sua cobertura vegetal desmatada. É o segundo bioma mais devastado do país. A área do Pampa representa 63% dos 281 mil km2 do território gaúcho.
A Caatinga também perdeu, até 2009, 54% de sua área coberta com vegetais. Dos dez Estados que contam com esse tipo de vegetação, Alagoas é que apresenta o maior nível de perdas, com cerca de 82% desmatados. O Piauí tem a menor área de Caatinga desmatada: 31%.
O Cerrado já teve 49% de sua área original desmatada. Dos 12 Estados que contam com esse bioma, São Paulo é o que apresenta maiores perdas, com 90% da área original de Cerrado já devastada. No Mato Grosso, essa proporção beira os 80%. Rondônia possui apenas 3% de sua área de Cerrado perdida.
O Pantanal é o bioma extra-amazônico mais preservado, segundo dados do IBGE com base em pesquisas de monitoramento do Ibama. Da área original, 15,4% foram desmatados. No Mato Grosso, 18,8% de matas pantaneiras foram perdidas. Já no Mato Grosso do Sul, essa proporção é de 13,1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário