quarta-feira, 13 de junho de 2012

CASAMENTO...PODE SER O CÉU OU O INFERNO.



Las Vegas é a maior cidade do estado americano de Nevada. Com uma população superior a 500 mil habitantes, é famosa por seus cassinos, os mais imponentes do mundo, uma explosiva mistura de dinheiro e sexo. Las Vegas também é conhecida pela facilidade com que faz e desfaz casamentos. A cada ano acontecem na cidade cerca de 100 mil casamentos. Descontado o dinheiro para a festa e a ostentação, o ato pode ser realizado ao custo 70 dólares. Os promotores dispõem de supostas igrejas, abertas das 8 horas até meia-noite. A mesma facilidade em realizar casamentos é oferecida a quem quiser terminar o casamento. Foi Las Vegas que inovou possibilitando o divórcio via internet.
Em relação ao casamento, parece que tudo já foi dito e experimentado. Pode ser céu ou inferno, pode significar uma vida rotineira, pode ainda ser considerado uma loteria. E as experiências dos outros parecem não contar, nem no acerto, nem nos erros. O ritual, de um lado preserva antigas tradições, o vestido branco da noiva, o buquê, as alianças até o tradicional arroz. Existem ingredientes novos com os noivos dando seu sim em castelos ou à beira de lagos, com os menores detalhes levados ao mundo inteiro pelos meios de comunicação.
Beverley Watson compara o casamento a um livro cujo primeiro capítulo é escrito em versos, os demais em prosa. É, mais ou menos, aquilo que o povo garante: o casamento acontece no céu, mas é vivido na terra.
Depois de tantos fracassos e tragédias, o bom senso sugere um cuidado maior no casamento, sem dúvida nenhuma, o gesto mais significativo da vida. A Bíblia garante que são duas vidas que se tornam uma só vida. E isso implica imensa responsabilidade em relação a outra pessoa. Ninguém tem o direito de decepcionar e comprometer o futuro de outra pessoa. Casar é um gesto de total doação, garantido apenas pelo amor e pela responsabilidade.
É uma arquitetura humana e divina. A Palavra de Deus fala em construir sobre a rocha e nesta construção devem entrar os componentes divinos e humanos. É por isso que existem as instituições do namoro e do noivado.  É um ponto onde ninguém pode errar. Ser feliz não é questão de sorte ou azar. Felicidade não é loteria que, por acaso, um casal, sem mérito algum, ganha. A felicidade é construída no dia a dia. Ser feliz não é um direito, mas obrigação de todos os noivos. E isso depende da correta preparação. Existem causas e consequências. E como é praticamente impossível remediar, é inteligente prevenir. Prevenir é evitar as armadilhas e caminhar para o casamento com um projeto consciente e definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário