quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

UM TEXTO PARA QUEM PROCURA A "ALMA GEMEA".

Que é difícil encontrar a alma gêmea, atestam os dados de separações e divórcios entre pessoas que se amaram há três, cinco ou trinta anos. Veio o ressentimento e separaram-se. A grande maioria foi em busca de outra pessoa. Muitos estão na quinta ou sexta união. Se casamento é encontro de almas gêmeas, então já sabemos quão difícil é encontrar a pessoa com a qual se viverá por toda a vida.

Políticos, religiosos, artistas, atletas que têm suas vidas devassadas e contabilizam duas ou três uniões conjugais. Políticos ou se divorciaram ou estão em segunda ou terceira união. Pobres, ricos, pessoas cultas, profissionais premiados... não conseguiram o mesmo resultado no lar.
Em matéria de casar-se, começar é fácil; prosseguir dói um pouco; perseverar tem cruzes e supõe grandes renúncias. Os ânimos se agitam de tal forma que quem ouse reaproximar um casal em crise acaba malquisto e mal visto. Viram-lhe a cara porque disse verdades para os dois...
Por esta e por outras razões é que orar faz enorme sentido. Já que, pela pura razão e pela lógica ou pelo charme não se segura um casamento, convém pensar na graça que ilumina os dois nas horas difíceis da vida conjugal. O infinitamente amoroso Deus que cria vidas e vê os sentimentos de ambos pode elevá-los para além do instinto, da ira e dos ressentimentos.
Quando a paixão vira ressentimento é porque o sentimento que nascia dela ainda não era amor. Este vai além do sentir. Mais do que sentir, amar é consentir de maneira madura, de caso pensado! Nem todos estão prontos para este grau de alteridade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário