terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O SILENCIO SOBRE O LIVRO A PRIVATARIA TUCANA

privataria
O livro do jornalista Amaury Ribeiro Júnior é o sucesso do momento nas livrarias de todo o Brasil. A obra nos revela o que todo brasileiro bem informado já sabia, mas não entendia os bastidores das privatizações das empresas estatais, em especial as dos setores de mineração (Vale do Rio doce) e telecomunicações. Trata-se do maior assalto ao patrimônio público brasileiro. FHC e outros têm muito para explicar.

O estranho fica por parte da grande mídia, aquela de alcance nacional e detentora da verdade e liberdade de expressão conforme a vontade do patrão. Ela simplesmente vem ignorando o assunto como se nada estivesse acontecendo. Mantendo todo o silêncio. Mais estranho ainda é que ela se apresenta tão preocupada com a ética e vive apontando os erros do governo. Não sabemos direito o porquê do silêncio. Não sabemos quem ganha com o silêncio. Sabemos quem perde: a verdade.
O grupo Gafe (Globo, Abril, Folha e Estadão), esta semana entrou em ação tímida. O imortal e jornalista Merval Pereira vomitou todo o seu veneno na Rádio CBN, desqualificando o livro e seu autor, mostrando-se um serrista de carteirinha. Ele disse que a leitura é uma armação do PT, e tem cunho político para poder perpetuar por mais tempo o partido no governo. José Serra, com sua consciência pesada, comparou o livro com lixo e a uma campanha fascista orquestrada pelo PT.
O momento é propício para democratizar as leis de comunicações no Brasil. A grande imprensa a chama de censura, mas trata-se de quebra de monopólio. Quebrar o ciclo vicioso que manda e desmanda nesse país há séculos. Entendemos no momento que a oposição política é franca, mas isto não quer dizer que a grande mídia deva tomar seu lugar até porque não lhe é de direito. Se não bastasse os vinte anos de ditadura militar arcaica e atrasada que custou o nosso desenvolvimento intelectual e educacional, deixando a população totalmente alienada, sem rumo e ideologia, agora vem esses poderosos da mídia querendo nos manipular algo sempre mal explicado, como no caso das privatizações . Que imprensa é essa? Tem como confiar nela?

Cabe a nós colocar essa mídia contra a parede (não é censura) para que ela diga o que quer do país e de nós. De forma alguma queremos a volta da censura, e tampouco uma mídia maliciosa. Queremos uma imprensa plural e verdadeira. E o livro de Amaury Ribeiro Júnior possibilitou uma outra maneira de olhar a mídia e suas estratégias. Que venham outros livros para investigar a mídia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário