quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

NO MEIO DA CORRUPÇÃO

 E de repente surge uma questão: Lambari é peixinho, mas é peixe. Grande ou pequeno, mas é peixe. Tucunaré, Pintado, Dourado, Matrinchã, Surubi tem também de todos os tamanhos. E todos são peixes. Qual é a diferença entre eles? Só de gosto e de tamanho. Uns mais saborosos, outros mais gordurosos.  Ah! E tem também o bagre ensaboado. Você vai segurá-lo e ele escorrega. Tem muito bagre ensaboado na política. De repente surge a questão. Pescar um Lambari é diferente de pescar um Dourado? Sei não. Mas que é uma pescaria, não tenho dúvidas. Claro que pegar um peixe de oitenta quilos a sensação para os pescadores dizem que é semelhante ao prazer orgástico. Já vi gente pescar peixe de oitenta quilos e depois não conseguir dormir, porque não parava de contar da emoção que sentia e da sensação fantástica. Que fora lutar, três horas para tirar o baita de dentro da água.

Os homens da Polícia Federal hoje são os pescadores do Brasil. E o dilema é saber se pescar um lambari é diferente de pescar um bagre. Porque quem consegue segurar um bagre ensaboado? E quando o bagre já foi pescado e o pescador confunde bagre com lambari?
Só quando o pescador é de primeira viagem e nunca viu peixe na vida. E quando é que o lambari vira um peixe grande depois de ser um bagre escorregadio?
De repente a cabeça começa a ferver de tanta pescaria e de tentar entender porque a pescaria de um lambari é diferente de qualquer outra pescaria. Ambas são pescarias.
E o lambari quando frito, come-se com tripa e tudo. Pode até dar indigestão nos pescadores, mas pescaria é tão importante e prazerosa quanto qualquer uma, é verdade.
Porque se costuma-dizer entre os pescadores. “Caiu na rede é peixe.” E nenhum peixe cai na rede por ser ingênuo ou porque quis cair. Caiu por descuido. E ai gera outra polemica. Quem erra mais, o descuidista ou outro ligeirinho mais tarimbado que abafa de mão leve? Depois que cai na rede, pode vir quem quer que seja, que o fim do peixe morto é panela, ou frigideira. E precisar fritar com cuidado, porque espirra gordura por todo lado. Se fosse passarinho, eu diria que o descuidista é também “ Bico doce”. Fala mansa e convence.
Se for Curió, o canto celestial envolve qualquer um. Qualquer um cai embasbacado só de ouvir o trinado deles. Esse processo se dá em diversas ocasiões.
O Cleptomaníaco tem uma sensação orgástica ao Surrupiar um objeto, por mais insignificante que seja. Mas não consegue vencer a comoção interior suscitada pelo desejo escuso de Surrupiar, aquele objeto. De sair com ele, de apertar o objeto e esconde-lo dos demais. A pessoa que sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo não consegue conter o desejo de comprar sapato, por exemplo. Entra em delírio de emoção até conseguir adquirir mais um sapato. E ai se chega a seguinte conclusão. O Corrupto tem todas essas características. Ele quer surrupiar e dividir a emoção com alguns comparsas. Quer mais é correr o risco de sentir emoção violenta. Quer esconder o objeto roubado, ou o dinheiro desviado, cavar buracos para esconder o roubo. Quer treinar o “bico doce” para envolver as pessoas que serão vítimas consentidas de extorsão, até que a pessoa caia na rede e pouco se lhe dá se é Lambari, ou Surubi, Jaú ou Tubarão branco.
Todos pertencem a mesma família, independente de ser pequeno ou grande. Caiu na rede é peixe. Caiu na rede é peixe! Caiu na rede é peixe!Tanto faz o tamanho dele.




Nenhum comentário:

Postar um comentário