quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

NASCE A PRIMEIRA MICRORREGIÃO, UMA BOA IDÉIA.

Agregar, dinamizar as potencialidades e solucionar os problemas comuns dos 21 municípios da região do Celeiro merecendo o apoio dos órgãos governamentais. Esse é o principal ganho da Microrregião do Celeiro, a primeira a ser instituída no RS. O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa.
A nova região possui 142 mil habitantes. Tem seu potencial econômico ligado à agropecuária, principalmente grãos (soja, milho e trigo), leite e suínos. “Isolados cada um dos municípios pode pouco, mas organizados podem se transformar em uma potência regional”, destaca o presidente da Amuceleiro e prefeito de Tenente Portela, Clairton Carboni.
Segundo o presidente da Amuceleiro, embora unidos esses municípios não possuíam um fórum comum oficializado por lei onde pudessem planejar ações conjuntas em defesa da região. “Esta nova organização será uma maneira de mobilizar providências junto aos programas de desenvolvimento dos governos estadual e federal, e também perante as Agências Internacionais e Programas de Desenvolvimento”, frisa.
Conforme disposto na Constituição Estadual, uma vez aprovada em plenário e sancionada pelo governador do Estado, Tarso Genro, esta lei só terá eficácia após a edição de Lei Municipal apoiando a iniciativa. “Neste sentido, a Amuceleiro está mobilizada e vem trabalhando para agilizar este processo nos municípios”, observa Carboni.
A microrregião tem a mesma divisão geográfica da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede Celeiro) e da Associação das Câmaras de Vereadores (Acamrece), fato que facilita os pleitos e as ações em conjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário