quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

SÃO 140 MILHÕES NO MUNDO. SEJA MAIS UM

O trabalho voluntário movimenta cerca de 140 milhões de pessoas em todo o mundo. A estimativa consta de um estudo da Universidade John Hopkins, de Baltimore (EUA), citado no Relatório sobre o Estado do Voluntariado no Mundo, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O estudo, que analisa a situação em 36 países, também estima que a contribuição econômica desses voluntários é de US$ 400 bilhões por ano, o que representa, em média, 1,1% do Produto Interno Bruto (PIB) nessas nações.

Se juntarmos todas essas pessoas para criar o Voluntaristão, o país do voluntariado, esse seria o nono mais populoso do mundo, atrás da Rússia, por exemplo”, disse Daniel de Castro, analista de comunicação do Pnud. Assim, dá para se ter uma ideia do peso que o voluntariado tem no mundo”, completou.
O Brasil é citado no relatório da ONU por sua experiência com mutirões. Entre os brasileiros, 35 milhões fazem ou já fizeram algum trabalho voluntário, segundo pesquisa realizada pela Rede Brasil Voluntários e Ibope Intelgência. Destes, 11%, ou cerca de 15 milhões de pessoas, exercem alguma atividade voluntária no momento.
Perfil - Considerando os que atualmente atuam no voluntariado no Brasil, 53% são mulheres e 47%, homens; com uma média de idade de 39 anos. Dividem-se entre casados (47%) e solteiros (42%).
Segundo a pesquisa, mais de 60% dos voluntários têm filhos. Em relação à condição social, a maioria deles é da classe C (43%), seguida pela classe A (40%) e pelas classes D e E (17%).
Dentre os voluntários, 38% têm Ensino Médio completo ou Superior incompleto e outros 20% têm Ensino Superior completo. A pesquisa também aponta que, dos que exercem ou já exerceram o voluntariado, 67% trabalham fora, sendo que 51% destes em tempo integral e 16%, meio período. Em relação à motivação para o exercício do trabalho voluntário, 67% apontam que o fazem para “ser solidário e ajudar os outros”, 32% para “fazer a diferença e melhorar o mundo” e 32% por motivações religiosas.
Na avaliação de Maria Elena Pereira Johannpeter, presidente da Parceiros Voluntários (RS), a pesquisa mostra a evolução do voluntariado no Brasil. “Há alguns anos, o voluntariado era visto como ações apenas de pessoas com boas condições financeiras; hoje, tanto no Brasil quanto no mundo, as ações voluntárias são entendidas como exercício da cidadania”, afirma. “Os voluntários são cidadãos preocupados com as necessidades de sua comunidade e que compreendem que é preciso haver a união entre governo, empresas e sociedade civil para a solução dos problemas sociais”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário