quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CUIDADOS COM O CALOR

O organismo possui um mecanismo termorregulador que trabalha para manter a temperatura corporal em 36,5º C. Quando exposto a elevadas temperaturas, ou a oscilações bruscas, esse mecanismo se fragiliza porque precisa reparar o desequilíbrio e chegar novamente aos 36ºC. Enquanto essa readaptação não ocorre, o organismo tem dificuldade para reordenar várias de suas funções. Por esse motivo, em dias muito quentes, é comum a sensação de desânimo, cansaço, tonturas, dor de cabeça, falta de apetite, dificuldade de concentração etc. A seguir, dicas para amenizar o calor e proteger a saúde.

- O aumento do consumo de líquidos é imprescindível, já que há maior transpiração e, consequentemente, maior perda de água.
- A água mineral é ótima alternativa, além de hidratar é rica em minerais que previnem cãibras e alterações no correto funcionamento cardiovascular.
- Bebidas devem ser ingeridas em temperatura ambiente, para garantir que a temperatura do organismo seja constante.
- Fazer refeições regulares ajuda a afastar as tonturas e a dor de cabeça. Privilegiar o café-da-manhã para dar ao corpo a energia necessária às atividades diárias.
- Dar preferência a alimentos leves, frutas, verduras e legumes, bem higienizados e consumidos “in natura”. Quanto maior a temperatura de cozimento, maior a perda de água e vitaminas. Alimentos muito quentes atuam como vasodilatadores e aumentam a temperatura corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário