segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

SERRA PELADA VOLTARÁ A PRODUZIR E MULTINACIONMAL FICARÁ COM 75% DOS LUCROS

A exploração de ouro na mina de Serra Pelada será retomada, vinte anos depois de ter sido fechada pelo governo. Os primeiros levantamentos feitos em uma parte do terreno de 100 hectares indicaram a presença de, pelo menos, 50 toneladas do metal.

A empresa canadense Colossus e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada serão responsáveis pela exploração. Segundo o acordo, que levou à criação da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, 25% do lucro será repartido entre os mais de 38 mil ex-garimpeiros associados à cooperativa. O restante ficará com a multinacional.
Na década de 1980, a antiga mina chegou a ter mais de 80 mil garimpeiros trabalhando ao mesmo tempo. Desses, cerca de 20 mil já passaram dos 70 anos de idade.
Estimativas oficiais apontam que, na época, foram extraídas aproximadamente 40 toneladas do metal. No entanto, a conta pode ser maior, pois parte considerável foi vendida clandestinamente.
O buraco que os trabalhadores cavaram é hoje um lago com mais de 100 metros de profundidade. Até a entrada em operação, a multinacional canadense terá investido R$ 320 milhões na construção da mina subterrânea, batizada de Nova Serra Pelada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário