quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

1,4 BILHÃO DE PESSOAS NÃO TEM ACESSO A ELETRECIDADE

Você já se imaginou sem televisão e computador? Sem banho quente e água gelada? Sem micro-ondas e sem lâmpadas acesas? Como seria sua vida sem eletricidade em casa? Tudo isso pode parecer absurdo nos dias atuais, mas 1,4 bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso à eletricidade em suas casas, segundo informações divulgadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Na tentativa de chamar a atenção para o problema, incentivando governos, empresas, Ongs e os próprios cidadãos a mudar essa triste realidade, a ONU proclamou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.
Essa iniciativa faz parte de um projeto ainda maior da ONU, também batizado de Energia Sustentável para Todos, que tem três grandes metas a cumprir até 2030: garantir que o mundo todo tenha acesso a serviços modernos de energia; reduzir em 40% a intensidade energética global, ou seja, baratear a conversão de energia em eletricidade; e aumentar em 30% o uso de fontes renováveis, como a energia gerada a partir do sol e dos ventos (eólica).
Ao incentivar o uso de fontes renováveis (sustentáveis, limpas) de energia, a ONU também está pensando na preservação do meio ambiente. Hoje, as usinas hidrelétricas são as principais fontes geradoras de energia. É um tipo de energia barato, mas que gera grande impacto ambiental ao alagar áreas, aumentar o nível dos rios ou mudar seu curso, afetar a fauna e a flora da região.
Enquanto líderes do planeta buscam formas de cumprir as metas propostas pela ONU, você também pode fazer a sua parte. Como? Simplesmente economizando energia elétrica nas suas atividades diárias. Apagar a luz ao sair de um ambiente, não dormir com a televisão ligada, tomar banhos rápidos, definir o que vai pegar antes de abrir a porta da geladeira etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário