segunda-feira, 13 de junho de 2011

A USINA DE BELO MONTE

Gigante - Belo Monte é um projeto de usina hidrelétrica para ser implantado em 100 quilômetros do rio Xingu. O lago da usina terá área de 516 km2. O custo de obra está estimado em cerca de R$ 20 bilhões. Belo Monte deve produzir 11,2 mil megawatts/hora, a terceira maior do mundo - atrás de Itaupu (14 mil MW) e Três Gargantes, China (18,2 mil MW). A usina no Xingu terá capacidade para abastecer 26 milhões de habitantes. Deve gerar 20.000 empregos, mas causará o deslocamento de cerca de 15.000 indígenas de vários grupos étnicos.
O titular da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou que o governo respeita a posição da Anistia Internacional sobre a Usina de Belo Monte, mas vai manter a decisão de levar a obra adiante. A Anistia Internacional pediu que o governo brasileiro suspenda o projeto até que os direitos das populações indígenas estejam garantidos. A organização diz: “Dar continuidade ao projeto de Belo Monte é sacrificar os direitos humanos pelo desenvolvimento”.

Belo Monte é o maior empreendimento energético do PAC. O projeto é contestado por ambientalistas, MPF e Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). A ONG Justiça Global alega: “Nem cinco das 40 condicionantes exigidas pelo Ibama no licenciamento prévio foram cumpridas.” A OAB e o CIMI também são contra.










Nenhum comentário:

Postar um comentário