quarta-feira, 1 de junho de 2011

POBRES SÃO MAIS VULNERÁVEIS

Os brasileiros pobres e com baixo nível de escolaridade são mais vulneráveis a doenças como depressão, demência e a outros transtornos neuropsiquiátricos, segundo a The Lancet. Essa classe fica sujeita aos transtornos por enfrentar mais adversidades e dificuldades em contorná-las no decorrer da vida. “Nos centros urbanos, vários estudos mostram que os de menor escolaridade e renda têm mais depressão que os mais ricos”, diz o professor de medicina da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Rossi, responsável pela análise dos transtornos na pesquisa.
Os pobres também correm mais risco de desenvolver demência no fim da vida. Devido à baixa escolaridade, essa faixa da população faz menos “exercícios” para manter as funções cognitivas do cérebro ativas, como ler, por exemplo. “O cérebro é como um músculo. Se a gente não usar, a gente perde a capacidade”, explicou Rossi.
“Temos análises que evidenciam que um sujeito que nasceu em uma área rural, é analfabeto, tem ocupações não qualificadas e salários baixos corre mais risco de desenvolver demência quando comparado a um indivíduo que nasceu em um centro urbano, estudou, tem ocupação mais qualificada e renda maior”, acrescentou o professor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário