quarta-feira, 22 de junho de 2011

O VIIRUS RONDA OS GAÚCHOS

A morte de duas pessoas por gripe A no Rio Grande do Sul volta a colocar os gaúchos em alerta. As vacinas contra a gripe que estavam sobrando em postos de saúde do Estado até a semana passada, pela baixa adesão dos grupos de risco à campanha de vacinação, agora parecem ser insuficientes para atender a demanda. Com a divulgação dos óbitos, a população correu para se vacinar, fazendo com que o Estado superasse a meta de 80% de imunização, que até então não havia sido atingida. A procura pela vacina também aumentou nas clínicas privadas.

Até a sexta-feira 10 foram notificados 87 casos de gripe A no RS, com cinco confirmações, tendo duas delas resultado em morte, segundo divulgação da Secretaria Estadual da Saúde. Os outros casos confirmados são referentes a uma gestante e uma criança, ambos de São Gabriel, que apresentam boa evolução, e uma criança do município de Camaquã, que já teve alta hospitalar. Os óbitos foram de uma mulher de 48 anos, moradora de Anta Gorda, e de um idoso de 71 anos, diabético, residente em Bagé, que não se vacinou contra a gripe este ano.
“Não há risco de epidemia, a rede de saúde está preparada para atender possíveis casos”, afirmou secretário da saúde do Rio Grande do Sul, Ciro Simoni. De acordo com o secretário, o Estado recebe esta semana um reforço de mais 100 mil doses da vacina contra a gripe. Idosos, gestantes, indígenas, crianças de seis meses a menos de dois anos e profissionais da saúde continuam sendo os principais alvos da imunização. Isso porque o reforço de 100 mil doses não possibilitará uma grande ampliação do grupo a ser vacinado. Cerca de 400 mil pessoas dos grupos prioritários ainda não se vacinaram, apesar de a campanha ter encerrado em 27 de maio. Simoni enfatizou a necessidade de prevenção por parte da população, o que inclui a vacinação e cuidados de higiene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário