quarta-feira, 1 de junho de 2011

OS MAIS RICOS E OS MAIS POBRES

A nualmente a revista americana Forbes divulga a relação das pessoas mais ricas. Pelo segundo ano consecutivo, o mexicano Carlos Slim, dono da América Movil, aparece como o homem mais rico do planeta. Sua fortuna é estimada em 74 bilhões de dólares. Mais atrás, em segundo lugar, aparece o magnata da informática Bill Gates, com 56 bilhões de dólares. Um brasileiro – Eike Batista – ocupa a oitava colocação entre os bilionários, com 30 bilhões de dólares. Com essa quantia – em torno de 51 bilhões de reais – ele pode comprar 2.428.000 carros populares. Ao todo, 30 brasileiros possuem mais de um bilhão de dólares. Da lista fazem parte também russos, chineses e indianos, num total de 1.200 nomes.

Nenhuma publicação, por enquanto, divulgou a relação dos mais pobres do planeta, mesmo porque eles se aproximam da casa dos dois bilhões de seres humanos. Não se trata apenas de duas listas: os que mais e os que menos possuem. A questão refere-se à felicidade. Até que ponto 74 bilhões de dólares garantem a felicidade de uma pessoa? É bom não confundir felicidade com momentos de intensa alegria e prazer. Nos mercados, nos shoppings e bolsas de valores, a felicidade não está disponível. Há os que procuram atalhos em busca da desejada felicidade: a droga, a bebida, o sexo, a glória... Eles não garantem a felicidade e deixam, após si, um lastro de frustração e desencanto.
Curiosamente, os integrantes da outra lista – os que menos ou nada possuem – são contemplados com a felicidade. Ela não brota do dinheiro, mas do serviço gratuito e da entrega filial a um Deus-Amor.








Nenhum comentário:

Postar um comentário