domingo, 5 de junho de 2011

PRECISAMOS DE LUZ. DE MUITA LUZ!

Há fenômenos positivos que sempre marcaram a história humana, no coração da vida. Hoje, com certeza, mais do que nunca! Um desses fenômenos chama-se “necessidade de luz!” Na experiência dos contrastes, quanto mais experimentamos o pior, mais necessitamos do melhor. Quanto mais sombras e trevas aparecem no caminho, mais ansiamos pela luz.

Em muitas áreas do conhecimento e do progresso humanos, novas luzes foram despontando e se tornando claras.
Tanto empenho e tantas luzes foram e continuam sendo acesas no campo da ciência e da técnica. Tudo isso é louvável e bom! Porém, não está acontecendo o mesmo ao se tratar do sentido da vida, dos ajustes na convivência humana, da capacidade de diálogo no cotidiano da vida, do senso de humanidade e das coisas mais primárias do nosso dia a dia. Os valores éticos e morais estão sendo deixados nos porões e, tantos, até como peças de museu.

Precisamos de luz! É o clamor dos profissionais da educação, que não se veem reconhecidos e ajudados em sua árdua missão de ensinar, educar e garantir uma formação digna que responda às exigências da atualidade. Somado a isso, está o desafio dos destinatários desmotivados a uma educação transformadora e responsável.
Precisamos de luz! É o grito da família que se vê invadida - ou se deixa invadir - por mestres sem verdades e sem futuro das telas de televisão e pela onda de desmonte da família, como santuário da vida.
Precisamos de luz! É também o desejo da criança e da juventude que veem seu futuro envolvido em sombras ou até mesmo nas trevas da desesperança; luzes para o amor se tornar possível e verdadeiro, que não se torne ilusão, traição e solidão; luzes para não precisar se envolver na droga para garantir uma alegria que vai desencadeando tristezas em todos os lados.
Precisamos de luz! É também a expressão que deverá brotar no mundo da política para que realmente se torne a arte do bem comum e não engane o povo na penumbra dos oportunismos interesseiros. Bendita luz que ainda tem coragem de clamar pela “ficha limpa” dos candidatos e exige a transparência de quem quer legislar ou administrar o que é de todos.
Precisamos de luz, para que o amor consiga organizar a convivência humana segundo os projetos de Deus. Precisamos de luz em tudo e para tudo, agora e sempre.






Nenhum comentário:

Postar um comentário