quarta-feira, 1 de junho de 2011

DEPRESSÃO ABREVIA A VIDA

No Brasil, distúrbio psiquiátrico incapacita mais que doença cardíaca
Mudanças no estilo de vida aumentaram a incidência de transtornos psiquiátricos entre os brasileiros, fazendo com que esses males ocupem posição de destaque entre os problemas de saúde pública do país. As doenças mentais, como depressão, alcoolismo e psicoses, já incapacitam mais que as doenças cardíacas. Também são responsáveis pela maior parte de anos com qualidade de vida perdidos devido a doenças crônicas. Os dados fazem parte de uma série de estudos sobre o Brasil publicada pela revista médica inglesa “The Lancet”.
A metodologia usada pelos pesquisadores considera tanto a mortalidade causada pelas doenças mentais quanto a incapacidade provocada por elas para trabalhar e realizar tarefas do dia a dia. Segundo esse cálculo, os problemas psiquiátricos foram responsáveis por 19% dos anos perdidos, sendo a depressão, o alcoolismo e as psicoses os principais vilões. As doenças cardiovasculares ocupam a segunda posição, respondendo por 13% dos anos perdidos.
Outros dados do estudo apontam que de 18% a 30% dos brasileiros já apresentaram sintomas de depressão: tristeza, queda da autoestima, dor de cabeça, perda de apetite, ansiedade, irritação e dificuldade de concentração etc.
Não há dúvida de que o modo de vida está influenciando o aparecimento da depressão entre a população, porém, faltam estudos para saber de que forma e o quanto isso influencia, além das causas bioquímicas. Em relação ao alcoolismo, pesquisas recentes do Ministério da Saúde também apontam aumento no consumo abusivo de bebidas.
Além do estilo de vida, o envelhecimento da população também contribui para a maior incidência dos transtornos psiquiátricos. Segundo a The Lancet, a mortalidade por demência aumentou de 1,8 por 100 mil óbitos em 1996 para 7 por 100 mil em 2007. Pesquisas indicam prevalência de demências de 5,1% a 8,8% a partir de 65 anos de idade. “O Brasil mudou com consumo de álcool, envelhecimento e obesidade e, com isso, temos novos problemas de saúde”, declarou o ministro da Saúde Alexandre Padilha.
A pesquisa ainda coloca como outros problemas emergentes de saúde diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer, como o de mama. Eles estão associados a mudanças no padrão alimentar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário