terça-feira, 28 de junho de 2011

NICOLELIS DECRETA O FIM DO CULTO AO CORPO : “CULTUAREMOS A MENTE”

Devolver o movimento a pessoas paralisadas, controlar objetos com o poder da mente, agir diretamente sobre a realidade sem necessitar mover um músculo do corpo. Segundo o neurocientista Miguel Nicolelis, não é questão de discutir quando essas coisas serão possíveis – na verdade, elas já são.

O médico e cientista brasileiro, que dirige a Comissão do Futuro da Ciência Brasileira e é codiretor do Centro de Neuroengenharia da Universidade de Duke (EUA), participou de um encontro especial do Fronteiras Educação, ligado ao ciclo de debates Fronteiras do Pensamento. Além de discutir os avanços que a neurociência está trazendo ao conhecimento humano, Nicolelis também autografou seu novo livro, “Muito além do nosso eu”. O evento ocorreu na noite desta segunda-feira (27), no Salão de Atos da UFRGS em Porto Alegre.
Para os que dedicam boa parte de seu tempo ao culto do corpo, Miguel Nicolelis trouxe uma boa e uma má notícia. “A boa é que valeu a pena cultuar o corpo, deu certo durante algum tempo”, disse, para completar de forma irônica: “a ruim é que o culto ao corpo acaba aqui. A partir de agora, surge o culto à mente”. A frase marca um dos pontos máximos da fala de Nicolelis, na qual explicou a abrangência dos estudos que provam que a mente pode comandar ferramentas sem movimento do corpo, usando apenas os impulsos do próprio cérebro. Em vários momentos, o neurocientista mostrou estudos que permitiram a macacos executar jogos simples de computador e até mesmo comandar avatares de si próprios – tudo isso sem mover um músculo do corpo, apenas pensando nos movimentos que desejava executar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário