quarta-feira, 1 de junho de 2011

CINISMO COLETIVO

Aconteceu que um dedicado professor, estando numa sala de aula tumultuada pelos jovens alunos, desejava passar os conteúdos da disciplina e não conseguia. Depois de algumas tentativas frustradas, quis chamar atenção e motivar os alunos e disse: “Jovens, o futuro do mundo está em vossas mãos!” No momento aconteceu um certo silêncio e um dos meninos gritou: “Por azar dele!” Às gargalhadas, todos saudaram o valente colega.

Um simples incidente ou brincadeira de sala de aula não pode ser critério de julgamento. Porém, não deixa de expressar um pouco a mentalidade de quem não pensa com responsabilidade o seu futuro e o futuro dos outros. Quando se cria um cinismo coletivo vão se corroendo as melhores esperanças. Quando se faz do sério uma brincadeira, a brincadeira pode causar um sério problema.
Não levar a sério a responsabilidade da história parece ser uma doença da humanidade. É mais fácil lamentar as consequências ruins dos fatos do que prevenir com determinação e combater as causas dos males que nos surpreendem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário