domingo, 5 de junho de 2011

FOI CRIADA A CONFAER

Nasce uma nova entidade para defender os direitos do trabalhador do campo. Lideranças sindicais ligadas à agricultura familiar anunciaram na terça-feira 24, em Brasília, a criação da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer). A entidade, formada por 340 sindicatos e 4,5 milhões de pessoas, nasce defendendo as particularidades da agricultura familiar do país.
“Não podemos mais continuar atrelados a entidades que não nos representam”, assinalou o articulador Carlos Lopes, da Secretaria Nacional de Agricultura Familiar da Força Sindical, referindo-se à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e à Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA).
Para Lopes, a Conafer vai fortalecer o movimento dos agricultores familiares para cobrar dos governos federal, estaduais e municipais políticas públicas eficazes. “Os investimentos públicos devem contribuir efetivamente para a nossa capacitação”, afirma.
Na opinião de Lopes, os produtores familiares precisam ter acesso a novas tecnologias agrícolas e a sistemas de melhoria da gestão das propriedades, “o que resultará em maiores ganhos de produtividade, fortalecimento da produção sustentável e aumento da geração de renda.”
A agricultura familiar responde por 11% do Produto Interno Bruto do Brasil. “Temos condições de ampliar essa participação. Para tanto, precisamos de apoio efetivo das empresas públicas de assistência técnica e extensão rural e de melhor infraestrutura para transportar a produção, finaliza Carlos Lopes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário