quarta-feira, 29 de junho de 2011

É BASTANTE COMUM ASSUMIR POSIÇÕES PELO LADO EMOCIONAL

O duelo, no passado, foi uma modalidade irracional de resolver questões. Os mais diferentes motivos podiam ser resolvidos dessa maneira - problemas afetivos, questões de honra, divergência sobre dívidas... As três principais modalidades de vitória: o primeiro sangue, um dos adversários mortalmente ferido ou mesmo a morte. Assim era lavada a honra. Supostamente o vencedor tinha razão. Na Itália, em fins da Idade Média, dois cavaleiros desafiaram-se em duelo para provar a supremacia de dois poemas. Qual era melhor: Jerusalém Libertada ou Orlando Furioso?

Escrita por Torquato Tasso, Jerusalém Libertada narra a epopeia da tomada da cidade santa na Primeira Cruzada. Ludovico Ariosto – com Orlando Furioso - exalta episódios da Reconquista, quando a Europa expulsou para a África os muçulmanos que se haviam apoderado de Portugal, Espanha e parte da França. As duas obras fizeram muito sucesso e tiveram centenas de edições e os pintores mais célebres deixaram obras-primas envolvendo cenas dos poemas.
No duelo, um dos adversários caiu mortalmente ferido e, antes de expirar, afirmou levar para a eternidade uma grande mágoa: gostaria de ter lido os dois poemas.
É bastante comum a pessoa assumir posições pelo lado emocional. Não conhece a questão, mas faz dela uma razão para viver. São os revolucionários sem causa. Surge um abismo entre a convicção e o fanatismo. Acabam por representar. Assim podem existir teólogos sem fé, moralistas de vida totalmente errada, políticos apenas interessados em seus interesses, ferreiros com espeto de pau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário