terça-feira, 31 de dezembro de 2013

PERDI O MIRO... MEU AMIGO, MEU IRMÃO, MEU COMPANHEIRO.

Quando a gente perde uma pessoa a quem chamamos de amigo, com ela vão embora muitas outras coisas das quais somente nos damos conta muito tempo depois. E quando isso acontece, descobrimos que ele nunca mais voltará e então a tristeza se torna muito grande, a gente chora por qualquer coisa e todas as lembranças voltam o tempo todo porque a saudade é muito forte. Sabemos não ser mais possível ouvir a sua voz, rir ou chorar em seu ombro e apesar disso a gente fica feliz porque sabe que, de alguma forma, estavamos unidos pelo laço de uma amizade sincera e gratuita até para depois da vida; toda história se fortalece, como se tudo tivesse acontecido ontem mesmo, de tão próximo que a gente fica.
Existem amizades que se tornam indispensáveis na vida de uma pessoa. É um sentimento tão forte, que só pode ser explicado através da espiritualidade, porque é difícil entender como dois seres se encontram e sentem tantas afinidades e tanta vontade de andar juntos.
Todos tem oportunidades de ter grandes amigos, mas poucos sabem conquistar e manter uma grande amizade. Aqueles que conseguem tem a garantia de uma vida plena e feliz e a certeza de que nunca estarão sozinhos.
Um grande amigo ou amiga cuida, protege, proporciona alegrias, estimula e valoriza, porque só deseja o melhor que a vida pode proporcionar. Não há egoísmo numa grande amizade e sim o desejo de ajudar e proteger.
Os grandes amigos desenvolvem uma cumplicidade que apenas num olhar ou mesmo no tom de voz identificam se a pessoa está bem ou não. São os verdadeiros irmãos, porque mesmo não tendo o mesmo sangue se escolheram mutuamente para trilhar os caminhos da vida.
Quando existe uma amizade verdadeira, perder por morte ou por acidentes da vida, deixa um vazio difícil de ser preenchido. Quem já passou por experiência como esta, entende bem o que isto significa.
Por isso é importante cultivar atitudes firmes, sinceras e verdadeiras falando sempre a verdade, sem esconder nada, buscando ouvir o outro argumentar para chegar a um entendimento. Nada justifica a perda de um grande amigo ou amiga em vida, porque diante da morte somos impotentes e só resta um sofrimento ainda maior.
Aqueles que conseguem manter amigos por longos anos ou por toda a vida podem ter a certeza de que foram privilegiados e receberam a benção de poder contar com alguém, sabendo superar pequenas dificuldades, perdoando e entendendo falhas que todos tem, mas que não são motivos para acabar com uma grande amizade.
O sentimento da amizade, quando é verdadeiro, é nobre porque é um tipo de amor que não tem posse, egoísmo ou vaidade. Ele simplesmente une e proporciona companheirismo e lealdade.
Fernando Brant e Milton Nascimento conseguiram dizer tudo sobre um amigo num único verso:
“AMIGO é coisa para se guardar,
debaixo de sete chaves,
dentro do coração,
assim falava a canção que na America ouvi,
mas quem cantava chorou ao ver o seu amigo partir.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário