quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

COMO DEVEMOS ESCOLHER A VIDA

A vida é um contraste. O coração humano grita por vida e, em muitos momentos, submete-se ao poder da morte. O desejo de vida se mistura com o desejo de autodestruição. São forças que se opõem e que, ao mesmo tempo, andam juntas. A sabedoria da Bíblia coloca diante de toda criatura humana a grande opção: “Diante de ti coloco a vida e a morte, cabe a você escolher... Coloco a bênção e a maldição, cabe a você escolher”. É muita responsabilidade! É estar diante de uma encruzilhada de vida e de morte. Por que Deus colocou suas criaturas nessa bifurcação salvadora ou condenatória? Por que misturar o desejo de vida eterna com o fatalismo de um suicídio? A pessoa é tão grande que conhecemos um mínimo do que ela é. É de se duvidar que consigamos desvendar os cinco por cento do que ela é e pode ser!
ESCOLHER VIDA É CRIAR UM JARDIM. Jardim e vida combinam. Verde. Cores. Sementes. Ambiente de festa. A Bíblia fala do jardim do paraíso. Ali é a casa da beleza e da leveza. É ali que os insetos se alimentam e passeiam. É ali que a manhã se torna um bom dia e a tarde uma boa noite. Viver é cultivar um jardim. Nem sempre de flores e vegetais. Há o jardim da paz e da alegria, da música e da beleza, do encanto e do encantamento.
ESCOLHER VIDA É CRIAR UM POMAR. Escolher frutas é escolher vida. Vida de todos os sabores e de todas as cores. É possível viver somente se alimentando de frutas. É o alimento dos pássaros e de quase todos os animais. Passear no pomar é fazer o caminho de Deus, pois no paraíso Adão e Eva escutavam os passos de Deus. Passear no pomar e no jardim é andar na companhia de Deus. Deus se fez flor e se fez fruto. Se fez gosto e beleza. É a doçura e a beleza de Deus que podemos saborear e tocar.
ESCOLHER VIDA É PASSEAR ENTRE FONTES. Retornemos ao paraíso. A Bíblia fala de quatro grandes rios que atravessavam o pomar e o jardim. Água, sinal de vida. Fontes, rios, mares, chuvas, garoas. Terra sem fontes não tem valor. A fonte faz a festa dos insetos e dos animais, dos pássaros e dos seres humanos. Fonte é lugar de encontro. Escolher, cuidar e proteger fontes é estar viajando no rio da vida, que conduz para uma fonte.
ESCOLHER VIDA É RESPIRAR AR. Somos o sopro de Deus. A brisa de Deus. Desde o dia em que Deus soprou num pedaço de barro a vida recebeu um nome: Adão. Cada criatura é um sopro do amor e do carinho de Deus. O ar se espalhou por toda a terra. A terra deserta se tornou campo e floresta. Estar do lado da vida é fazer reverdecer desertos. É habitar cada palmo de terra com o sopro de Deus.
ESCOLHER VIDA É CRIAR LUZ. Deus fez a luz. Num toque de mágica e de amor, acendeu o sol e a lua, acendeu estrelas e o universo ficou enfeitado de bilhões de pontos dourados. Ao sol deu o poder de acender todas as fogueiras da terra, todas as velas da fé. O poder do sol, que ilumina a terra e aquece os ambientes, se tornou um rosto visível do poder da luz que vem do céu. E Deus se fez luz. Se fez vida. Escolher vida é escolher Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário